UFSCar inaugura em Sorocaba Observatório do Turismo do Estado de São Paulo

UFSCar inaugura em Sorocaba Observatório do Turismo do Estado de São Paulo

Cerimônia de inauguração será realizada às 16 horas do dia 10 de junho e terá a presença do Ministro do Turismo

Na próxima quarta-feira, 10 de junho, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) inaugura em Sorocaba o Observatório do Turismo do Estado de São Paulo (OTURESP), órgão responsável por levantar, analisar e gerenciar informações sobre as potencialidades turísticas das cidades do estado.
O objetivo principal do OTURESP é fomentar uma rede de informações e criar uma base de dados disponível aos agentes públicos e profissionais da área do turismo, que poderão se utilizar dos indicadores formalizados, durante os processos de tomada de decisão que visem ao desenvolvimento do setor turístico dos municípios paulistas.

A professora Telma Darn, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades da UFSCar e coordenadora do OTURESP, diz que o Observatório foi criado a partir da constatação sobre a pouca articulação entre dados e pesquisas em turismo no estado de São Paulo, o que acabava dificultando a gestão pública e privada da atividade turística de forma sistemática. “O OTURESP se propõe a atuar como uma ferramenta participativa no planejamento, gestão e monitoramento do turismo no estado, criando e analisando indicadores, conformando um cenário de referência e contribuindo para tomada de decisões mais conscientes e acertadas”, afirma Darn.

O OTURESP é um espaço multidisciplinar destinado a profissionais e gestores públicos, estudiosos e pesquisadores de diversas áreas de formação que desejem desenvolver e aprimorar estudos e pesquisas em turismo, bem como propor parcerias para explorar as potencialidades e enfrentar desafios do setor.
Em atividade desde 2012, o OTURESP surgiu como um programa de extensão da UFSCar; em 2014, foi iniciada a criação de um banco de dados com os interlocutores públicos de turismo dos 645 municípios do estado; e a inauguração da sede, em 2015, consolida os trabalhos iniciais e abre as portas para o desenvolvimento de muitos projetos. “O Observatório deverá, a partir de agora, ser um instrumento social, facilitador de gestão e debate, ‘observando’ com visão estratégica a situação atual e analisado as perspectivas futuras da atividade turística no Estado de São Paulo”, completa a coordenadora.

A cerimônia de inauguração do OTURESP, aberta ao público, será realizada às 16 horas na sede do Observatório, que fica na Rua Maria Cinto de Biaggi, 130, no Santa Rosália, e contará com a presença do Ministro do Turismo, Henrique Alves; do Secretário de Turismo do Governo do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena; do prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio; do Pró-reitor de Gestão de Pessoas, Prof. Mauro Côrtes, na condição de representante do Reitor da UFSCar, professor Targino de Araújo Filho; e da Pró-reitora de Extensão, professora Cláudia Martinez. Mais informações podem ser obtidas pelo email oturesp@ufscar.br.

Ascom UFScar

Compartilhar