UFSCar – Jornada Nacional de Iniciação Científica será um dos eventos da 67ª Reunião Anual  

Estudantes de outras instituições devem consultar normas específicas junto à sua universidade

 

Durante a 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 12 a 18 de julho no Campus São Carlos da UFSCar, será realizada a Jornada Nacional de Iniciação Científica (JNIC), oportunidade única para que estudantes envolvidos com atividades de iniciação científica e em desenvolvimento tecnológico e inovação apresentem seus trabalhos em um evento de abrangência nacional e em um ambiente extremamente estimulante. Devido à realização da Jornada, em 2015 excepcionalmente não ocorrerão o Congresso de Iniciação Científica (CIC) e o Congresso de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CIDTI).

Os estudantes de graduação da UFSCar deverão manifestar interesse em participar da Jornada com apresentação de trabalho até o dia 10 de março, por meio da plataforma PuictWeb (www.puictweb.ufscar.br). O orientador será informado do interesse do estudante e a Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPq) enviará e-mail de confirmação ao estudante, com cópia ao orientador, até 15 de março. Após o recebimento desse e-mail, o estudante deverá efetuar a sua inscrição no site da Reunião Anual no período de 17 a 24 de março, sendo que os alunos de graduação da UFSCar que sejam apresentadores de trabalhos durante a JNIC serão isentos da taxa de inscrição no evento. Somente após a confirmação da inscrição o estudante poderá submeter seu resumo – também até o dia 24 de março –, conforme instruções disponíveis no site da Reunião Anual. Estudantes de outras instituições devem conferir os procedimentos junto à sua universidade.

Estudantes vinculados aos programas institucionais de bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) têm o compromisso de apresentar seus trabalhos, desde que já tenham resultados suficientes para tanto, segundo as regras da SBPC. Aqueles que não possuírem resultados poderão apresentar seus trabalhos em 2016, nos CIC e CIDTI. Durante a JNIC haverá avaliação do Comitê Externo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também haverá seleção dos melhores trabalhos para concorrer ao Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq.

 

Mais informações sobre a JNIC e a 67ª Reunião Anual da SBPC podem ser conferidas em www.sbpcnet.org.br/saocarlos.

 

Comunicação UFSCar