UFSCar lança plataforma de mapeamento e divulgação de ações de inovação

Sistema Aberto de Gestão da Inovação facilita criação de redes e parcerias (Imagem: Pixabay)

A UFSCar está lançando o Sistema Aberto de Gestão da Inovação (SaginWeb). Desenvolvido pela equipe da Agência de Inovação (AIn), em parceria com a Fundação de Apoio Institucional (FAI), a Secretaria Geral de Planejamento e Desenvolvimento Institucionais (SPDI), o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) e o Núcleo de Informação Tecnológica em Materiais (NIT-Materiais), todos da Instituição, o sistema oferece diversas facilidades para mapeamento e divulgação das atividades de inovação da Universidade, entre elas um portal de busca e o Mapa da Inovação.

Além disso, a plataforma permite o cadastro dos laboratórios, das empresas filhas (spinoffs e startups que surgiram com apoio da UFSCar ou fundadas por alunos e ex-alunos), dos docentes e pesquisadores, incluindo dados do currículo Lattes; e a gestão de ativos de Propriedade Intelectual da UFSCar, tais como patentes, software e cultivares. A ferramenta funciona tanto em computadores quanto em dispositivos móveis.

Os pesquisadores estão convidados a acessar o sistema e cadastrar seus laboratórios. Os cadastros ficarão disponíveis em um portal de busca online que será utilizado para articulação de parcerias com empresas públicas e privadas. Todos os docentes já possuem cadastro prévio mas, para validá-lo, é necessário acessar a plataforma e clicar em “esqueci minha senha” para receber uma nova senha via e-mail institucional. Além disso, os empresários que fundaram um negócio com apoio da Universidade podem cadastrar suas startups, que aparecerão no Mapa da Inovação e na lista de empresas filhas da UFSCar. Os interessados podem conhecer todas as funcionalidades da ferramenta neste link.