UFSCar – Mestrado Profissional em Ensino de Física recebe inscrições em seleção

Estão abertas até 24 de outubro as inscrições em processo seletivo do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), iniciativa em rede da Sociedade Brasileira de Física (SBF) com 10 vagas para ingresso em 2019 no polo do Campus Sorocaba da UFSCar. O MNPEF é voltado a professores da Educação Básica, com o objetivo de aprimorar sua formação quanto ao domínio de conteúdos de Física e de técnicas atuais de ensino, como, por exemplo, estratégias que utilizam recursos digitais para motivação, informação, experimentação e demonstrações de diferentes fenômenos físicos.

Criado em 2014, o Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Física do Campus Sorocaba da UFSCar (PROFIS-So) tem hoje 32 alunos regularmente matriculados, dos quais 17 com bolsas concedidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). São três as linhas de pesquisa do Programa: 1. Física no Ensino Fundamental; 2. Física no Ensino Médio; e 3. Processos de ensino e aprendizagem e tecnologias de informação e comunicação no ensino de Física. Adicionalmente ao foco no aprimoramento da formação docente, o PROFIS-So tem o diferencial de enfatizar a escrita científica em algumas disciplinas, com abordagem das diferentes etapas envolvidas na escrita de projetos e artigos científicos, das boas práticas de apresentação de pesquisas em ensino de Física e, também, simulação de processos de submissão de artigos para periódicos.

O processo seletivo para ingresso em 2019 terá duas etapas: uma prova escrita nacional sobre tópicos de Física Geral e uma prova de defesa de memorial, na qual a pessoa candidata deverá discorrer oralmente sobre a sua trajetória profissional. Mais informações sobre inscrições e a prova nacional estão no site do MNPEF. Já informações sobre a segunda etapa do processo seletivo estão no site do PROFIS-So.