UFSCar oferece atendimento para pessoas que sofreram AVC

UFSCar oferece atendimento para pessoas que sofreram AVC

O Laboratório de Pesquisa em Fisioterapia Neurológica (LaFiN), do Departamento de Fisioterapia (DFisio) da UFSCar, oferece exames gratuitos para pessoas que sofreram acidente vascular cerebral (AVC), também conhecido como derrame. Os resultados dos exames serão utilizados por Jean Alex Matos Ribeiro, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFt), em um estudo orientado pelo professor Thiago Luiz de Russo, do DFisio.

Os voluntários passarão por teste ergométrico e avaliações da função e estrutura dos vasos sanguíneos. Além disso, o pesquisador vai analisar a quantidade de atividade física que a pessoa realiza no dia a dia e a relação com a saúde do coração, já que o sedentarismo é um fator que contribui para a piora da saúde dos vasos. Geralmente, após um AVC, “os vasos sanguíneos tornam-se mais rígidos, aumentando o risco de outras doenças como o infarto ou de um novo AVC”, relata o pesquisador. Para Ribeiro, é importante fazer uma avaliação precisa dos vasos sanguíneos, justamente para prevenir futuras doenças cardíacas ou novos AVCs.

Podem participar da pesquisa homens e mulheres, entre 30 e 80 anos, que tenham diagnóstico de AVC, com IMC menor ou igual a 29,9 kg/m², que consigam caminhar sozinhos (podem usar bengala, andador ou muleta), que não tenham feito cirurgia cardíaca e nem tenham tido enfarto, e que não sejam fumantes. Os voluntários terão acesso à avaliação fisioterapêutica e receberão informações detalhadas de todos os resultados dos exames realizados, bem como orientações personalizadas para melhorar a saúde e a qualidade de vida.

Os exames serão realizados no DFisio, na área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Os interessados podem entrar em contato com o pesquisador Jean Alex, pelos telefones (16) 3351-9578 e (16) 98132-4960 ou pelo e-mail ribeiro-matos@hotmail.com. Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 15729919.5.0000.5504).

Compartilhar