UFSCar oferece dois novos cursos no Campus Lagoa do Sino

Administração, com linha de formação em Sistemas Agroindustriais, e Ciências Biológicas, com foco em Biologia da Conservação, são as novas opções de graduação no Centro de Ciências da Natureza

Em 2016, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) oferece dois novos cursos no Centro de Ciências da Natureza (CCN) do Campus Lagoa do Sino, localizado em Buri, no interior de São Paulo. Foram criadas as graduações em Administração, com linha de formação em Sistemas Agroindustriais, e em Ciências Biológicas, com foco em Biologia da Conservação. Assim como os outros cursos oferecidos no Campus Lagoa do Sino da UFSCar – Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Engenharia de Alimentos – as duas novas graduações da Universidade também contam com um currículo educacional que trabalha os conteúdos de maneira inovadora. Com essas duas novas opções, a UFSCar passa a oferecer 63 alternativas de graduações presenciais, distribuídas entre os quatro campi da Universidade (São Carlos, Araras, Sorocaba e Lagoa do Sino).

Ricardo Borsatto, docente do CCN e coordenador do novo curso de Administração, explica que o bacharelado tem o objetivo de formar profissionais que possam contribuir nas áreas tradicionais de atuação do administrador, além de especificidades organizacionais, institucionais e tecnológicas dos sistemas agroindustriais e suas complexas e diversificadas produções de alimentos. Visando uma formação profissional e básica conjugadas desde o início do curso, serão abordados Desenvolvimento Territorial Sustentável e Políticas Públicas, Finanças e Economia, Comercialização e Administração de Operações Agroindustriais.

Já o Bacharelado em Ciências Biológicas, segundo Giulianna Carmassi, coordenadora do curso e professora do CCN, tem seu foco na conservação da biodiversidade e na gestão dos recursos naturais, em uma perspectiva de integração do ecossistema e da manutenção da integridade biológica, assegurando, assim, os princípios da sustentabilidade. “O ambiente favorável da fazenda que sedia o Campus Lagoa do Sino, e a multidisciplinaridade, que é inerente à Biologia da Conservação, constituem atrativos importantes para quem almeja ingressar nesse curso. A ideia é explorar ao máximo o ‘laboratório a céu aberto’ existente no Campus, bem como em seu entorno”, afirma a docente.

O Campus Lagoa do Sino da UFSCar está situado em uma fazenda produtiva de 643 hectares na região administrativa de Sorocaba, caracterizada pelo contraste entre alguns municípios altamente industrializados e outros com economia voltada para a pequena agricultura, de base familiar. A região também tem características ambientais interessantes, com remanescentes de Mata Atlântica e de Cerrado, sendo uma das regiões do Estado de São Paulo com os maiores índices de preservação da vegetação nativa.

Serão 50 vagas disponíveis para o curso de Administração e 40 vagas para Ciências Biológicas, sendo ambos em turno integral com quatro anos de duração. O processo seletivo para essas vagas ocorrerá por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), método informatizado do Ministério da Educação (MEC) oferecido para os candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em 2015. De acordo com o MEC, os resultados do Enem serão divulgados no dia 8 de janeiro e as inscrições no SiSU deverão ser realizadas entre 11 e 14 do mesmo mês. O resultado da única chamada será divulgado no dia 18 de janeiro e as matrículas deverão ser realizadas nos dias 22, 25 e 26 de janeiro.

Os estudantes que não forem convocados na chamada única feita pelo SiSU deverão acessar o sistema entre os dias 18 e 29 de janeiro para colocar seu nome na Lista de Espera, apenas no curso escolhido como sua primeira opção. A partir daí, será necessário acompanhar as demais chamadas diretamente no site da UFSCar, de acordo com o cronograma que será divulgado em breve pela Universidade, juntamente com o edital de seleção para ingresso em 2016. O primeiro período letivo de 2016 na Universidade tem início no dia 29 de fevereiro.

Mais informações sobre os cursos estão disponíveis em www.lagoadosino.ufscar.br. Já outras informações sobre o processo seletivo da UFSCar podem ser encontradas em www.ingresso.ufscar.br.

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos