UFSCar oferece intercâmbio de doutorandos e pesquisadores com universidades europeias

Vagas são para doutorado-sanduíche e pesquisador visitante na UFSCar, no âmbito do programa Be_a_doc

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está participando da primeira oferta do programa BE_a_DOC, iniciativa conjunta do Grupo Coimbra (CG) de universidades europeias e do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB) para apoiar estudantes de doutorado e professores ou pesquisadores vinculados às universidades associadas aos grupos da Europa e do Brasil.

Os candidatos europeus poderão concorrer às 74 vagas de doutorado-sanduíche e 71 vagas de pesquisador visitante oferecidas em 21 programas de pós-graduação da UFSCar pelo período de um ano. Os selecionados terão os mesmo direitos de estudantes regulares de pós-graduação da Universidade, como acesso às bibliotecas e restaurantes universitários, além de cursos de Português para estrangeiros. A lista com os programas de pós-graduação e as vagas oferecidas na UFSCar pode ser consultada no site da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (ProPG) da Universidade, em www.propg.ufscar.br.

Na Universidade, a iniciativa é coordenada pela ProPG e pela Secretaria de Relações Internacionais (SRInter). “O BE_a_DOC é um programa de fomento à cooperação internacional entre universidades brasileiras e europeias que se propõe a articular o oferecimento de vagas nas instituições. O objetivo é criar um grande catálogo de oportunidades internacionais para alunos de doutorado e professores ou pesquisadores. Ainda que não haja pagamento de bolsas pelo programa, os visitantes têm os mesmo direitos dos alunos regulares, o que abre a possibilidade de buscar financiamento por agências de fomento”, afirma a Coordenadora Acadêmica de Pós-Graduação da ProPG, Márcia Regina Cominetti.

 

Candidaturas

No Brasil, são oferecidas mais de mil vagas em cerca de 50 universidades. Para os candidatos brasileiros, são 240 vagas em 11 universidades da Espanha, Itália, Portugal e República Tcheca. As inscrições devem ser feitas até 31 de março em formulário eletrônico específico disponível no site do programa, em www.beadoc.org, onde também é possível consultar todas as vagas oferecidas. Os resultados serão divulgados até junho e o início das atividades ocorrerá em agosto nas instituições brasileiras e em setembro nas instituições europeias.

Coordenadoria de Comunicação Social – Universidade Federal de São Carlos