UFSCar oferta especialização em Gestão do Cuidado em Saúde

Inscrições estão abertas até o dia 31 de agosto

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) está com inscrições abertas em curso de especialização em Gestão do Cuidado em Saúde, coordenado pelo professor Giovanni Gurgel Aciole da Silva, do Departamento de Medicina (DMed) da Instituição. A proposta é direcionada a profissionais interessados na gestão de sistemas de Saúde, em especial aqueles que integram o Sistema Único de Saúde (SUS).

O curso visa preparar os profissionais para o exercício crítico-reflexivo de suas práticas e ações relacionadas à produção e à gestão do cuidado em Saúde, de forma solidária, cooperativa e integral. “Temos uma abordagem multidisciplinar para contemplar toda a complexidade da gestão em Saúde”, explica Aciole. A especialização, que está em sua quarta edição, foca na integralidade do cuidado e em estratégias de Saúde da Família.

“Os alunos desenvolvem projetos de intervenção que aproximam a gestão do sistema de Saúde das necessidades do setor”, afirma o coordenador. Nesse sentido, durante o curso são abordados temas como políticas de Saúde, modelos assistenciais e práticas de atenção, tecnologias das práticas de Saúde, regulação, planejamento e avaliação da Saúde etc.

O curso tem duração de 18 meses, com as aulas presenciais uma vez por mês. Qualquer profissional graduado em áreas da Saúde ou relacionadas à gestão, como Economia, Administração, Engenharia de Produção, dentre outras, pode participar. As inscrições vão até 31 de agosto.

As aulas presenciais serão no DMed, área Norte do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações e as inscrições estão no site

www.gestaodocuidado.ufscar.br.