UFSCar – Pesquisa avalia inteligência emocional no ambiente de trabalho

Pessoas interessadas em colaborar com o estudo podem manifestar interesse até o dia 15 de novembro

O Laboratório de Desenvolvimento Humano e Cognição (LADHECO) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) convida pessoas voluntárias para participar de pesquisa intitulada “Teste de inteligência emocional no trabalho: construção de um instrumento psicológico”, que está sendo realizada por Isaías Peixoto dos Santos Nascimento, estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi), sob orientação de Monalisa Muniz, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da Instituição.

O objetivo é construir um instrumento psicológico para avaliar a inteligência emocional, que envolve a percepção, compreensão e gerenciamento das emoções, no ambiente de trabalho brasileiro. Podem participar do estudo pessoas que tenham mais de 18 anos, que atendam um dos seguintes critérios: estar empregado há mais de um ano ou que tenha sido demitido há menos de 6 meses, de instituições públicas ou privadas; ou se tiver sido demitido há mais de seis meses, desde que tenha trabalhado em empresas privadas por mais de cinco anos.

A participação consiste no preenchimento de um teste online e o sigilo é assegurado. Para manifestar interesse na participação, é necessário preencher este formulário (https://bit.ly/IEteste), até o dia 15 de novembro, para que o pesquisador entre em contato e disponibilize o acesso à plataforma do teste.

De acordo com Peixoto, ao colaborar com o estudo, os voluntários poderão auxiliar na construção do primeiro teste de inteligência emocional específico para o ambiente de trabalho, elaborado para a população brasileira. Além disso, contribuirão com a pesquisa ciência da inteligência emocional no contexto do trabalho no Brasil. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail isaiaspeixotodsn@gmail.com.

Projeto aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFSCar (CAAE: 08173519.1.0000.5504).