UFSCar promove seminário sobre impacto social da pesquisa científica

Evento acontece no dia 29 de setembro e conta com a participação de professor espanhol Joan Cabré

No dia 29 de setembro, o Núcleo de Investigação e Ação Social e Educativa (NIASE) do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), em parceria com as Pró-Reitorias de Pesquisa (ProPq), Pós-Graduação (ProPG) e Extensão (ProEx), todos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), promovem o seminário intitulado “Impacto Social da Pesquisa Científica”. O evento é destinado a jovens e experientes pesquisadores interessados em debater o impacto social da pesquisa científica e critérios para sua avaliação.

O seminário tem a professora Eniceia Gonçalves Mendes, do Departamento de Psicologia (DPsi) da Universidade, como debatedora, e conta com a participação do professor Joan Cabré, da Universidade Rovira i Virgili, da Espanha, e da Comunidade Internacional de Pesquisadores para Excelência para Todos (CREA), da Universidade de Barcelona.

Ao longo da palestra, Cabré apresenta resultados de pesquisas e de ações por elas orientadas e fala sobre a necessidade de se valorizar e buscar os impactos sociais das pesquisas científicas nas diferentes áreas do conhecimento e com critérios abalizados. O principal projeto focalizado na palestra será o IMPACT-EV, destinado a avaliação da produção científica de diferentes países, e a decorrente construção de um Repositório Aberto sobre Impacto Social de Pesquisa (SIOR), ambos em desenvolvimento sob a coordenação da CREA.

Este seminário faz parte de Consórcio de Pesquisa coordenado pela universidade espanhola, intitulado Saleacom, também envolve pesquisadores do NIASE da UFSCar e de mais quatro universidades: Stanford (EUA), Universidade Central da Europa (Hungria), Universidade Tecnológica da Austrália e Universidade de Auckland (Nova Zelândia), além de associação de mulheres ciganas da Espanha.

O evento é gratuito, aberto a todos os interessados e sem necessidade de inscrição prévia. A organização ressalta que o encontro é transmitido por webconferência e concederá certificado aos participantes mediante apresentação de documento de identificação no próprio dia do encontro. O seminário acontece das 9 às 12 horas no Auditório da Reitoria, localizado na área Sul do Campus São Carlos da UFSCar. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3351-8277 ou pelo email niase@ufscar.br.

Coordenadoria de Comunicação Social da Universidade Federal de São Carlos