UFSCar reúne reitores de universidades brasileiras, argentinas, chilenas, paraguaias e uruguaias

UFSCar reúne reitores de universidades brasileiras, argentinas, chilenas, paraguaias e uruguaias

Encontro da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu acontece nestas quinta e sexta-feira

Nesta semana, nos dias 9 e 10 de dezembro, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) será sede da LVIII Reunião do Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM). Estarão presentes dirigentes de oito universidades argentinas, nove brasileiras, duas chilenas, três paraguaias e uma uruguaia.

A AUGM, fundada em 1991, reúne hoje 26 universidades, com o objetivo de promover a integração e a cooperação regional na área da Educação e a defesa da Educação Superior pública como um direito humano universal e um bem público social. Dentre os projetos desenvolvidos pela Associação estão os programas de intercâmbio Escala Docente e Escala Estudantil e as Jornadas de Jovens Pesquisadores.

Na reunião que acontece na UFSCar, além da avaliação das atividades em andamento, serão discutidos projetos relacionados ao desenvolvimento estratégico da pós-graduação e ao empreendedorismo. Além disso, será dada continuidade à consolidação da Rede de Cidades AUGM, proposta no primeiro semestre deste ano, cujo objetivo é promover a integração entre as universidades e os municípios.

Durante a reunião, serão integradas à AUGM cinco novas universidades: Universidad Nacional de Cuyo e Universidad Nacional del Nordeste (Argentina), Universidade Federal de Goiás (Brasil), Universidad Nacional de Itapúa (Paraguay) e Universidad de Playa Ancha (Chile).

As atividades da LVIII Reunião do Conselho de Reitores da AUGM acontecem no Anfiteatro da Reitoria, na área Sul do campus São Carlos. Mais informações sobre a AUGM em www.grupomontevideo.edu.uy.

Compartilhar