UFSCPA – Prédio 3 é inaugurado

A Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) inaugurou, na manhã desta segunda-feira, 25, o terceiro prédio de seu campus central. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades de todo o Brasil. Compuseram a mesa da solenidade, além da reitora Miriam da Costa Oliveira e do vice-reitor Luis Henrique Telles da Rosa, o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno, e o secretário adjunto de Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz, que representou o governador José Ivo Sartori.

ufscp4

Em seu pronunciamento, a reitora Miriam da Costa Oliveira lembrou o histórico de universidade, que até a década de 1990, contava apenas com um prédio central para as atividades acadêmicas e uma pequena faixa construída nos fundos, onde funcionava a pós-graduação. No início do novo século, foi realizado um concurso que propiciou a construção de um segundo prédio para a universidade. “Mas para que o prédio 2 fosse construído, foi necessário que os laboratórios de graduação ficassem alojados em uma área provisória. Agora, com o prédio 3, a pós-graduação ganha um espaço de excelência, contando laboratórios que atendem às diferentes áreas de pesquisa da universidade”, enfocou a gestora. Ela lembrou ainda que dois novos campus estão em fase de implantação, um na zona sul de Porto Alegre e outro em Canoas, que deverão propiciar em breve o atendimento da meta da universidade de contar com um total de cinco mil alunos.

 

Também discursaram o secretário executivo da Associação Nacional dos Dirigentes de Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Gustavo Balduíno, e o secretário adjunto de Saúde do Rio Grande do Sul, Francisco Paz. Ambos enviaram os cumprimentos das autoridades a quem representavam e destacaram o desempenho da universidade em nível nacional. O secretário Francisco Paz declarou que como ex-aluno da instituição se sentiu emocionado de acompanhar mais uma etapa do crescimento da UFCSPA.

O “tour” iniciou no oitavo pavimento, com o Laboratório de Análise de Movimento. Após, os visitantes desceram ao sétimo andar, onde viram o Laboratório de Genética Toxicológica e uma sala de aula. No sexto andar, os presentes observaram o Laboratório de Estresse Oxidativo. No 5º Andar, foi a vez de uma visita ao Laboratório de Patologia. No 4º andar, os participantes puderam conhecer o novo Biotério. A visita encerrou no segundo pavimento, com o auditório.

ufcspa3

Após a cerimônia, os participantes foram convidados a ir até o Teatro da UFCSPA onde seria instalado o Observatório de Responsabilidade Social das Universidades Brasileiras, órgão vinculado à Unesco.

Novo auditório

Nesta terça, 26, às 16h30, será inaugurado na UFCSPA o Anfiteatro Heitor Masson Cirne Lima. Com 100 lugares, o auditório integra as estruturas do novo prédio da universidade (3). O nome homenageia o segundo diretor da Faculdade Católica de Medicina, falecido em 1990. Às 17h será realizada a primeira atividade no local, uma palestra sobre a história da UFCSPA, a ser ministrada pelo professor e assessor especial da reitoria, Cláudio Osmar Pereira Alexandre.

Lista de autoridades presentes

Internacionais

Beatriz Gonzales de Bosio – Secretária Nacional de Cultura da Presiência da República do Paraguai
Humberto Grimaldo Durán – Coordenador da ORSALC
Pedro Henríquez Guajardo- Diretor do Instituto Internacional da UNESCO para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC)

Nacionais e locais

Francisco Paz – Secretário de Estado da Saúde Adjunto represetando o Governador do Estado
Fernando Ritter – Secretário Municipal da Saúde
Giselda Caciqui – Gerente Distrital Norte Eixo Baltazar
Gustavo Henrique de Sousa Balduino – Secretário Executivo da Andifes
Sergio Nicolaiewsky – Presidente da FAURGS

Universidades

Ana Maria Dantas Soares – Reitora da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Carlos Alexandre Netto – Reitor da UFRGS
Cleuza Maria Sobral Dias – Reitora da FURG
Ulrika Arns – Reitora da Unipampa
José Ivo Follmann – Vice-reitor da Unisinos
Lucia Helena Martins Pacheco – Vice-Reitora da UFSC
Sérgio Luis Lessa Gusmão – Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitário – Representando Reitor da PUCRS
Denise Bomtempo Birche de Carvalho – Decana de Assuntos Comunitários – Representando o Reitor da UNB
Almir Vieira – Chefe do Escritório de Políticas Ncionais e Internacionais – Representando Reitora da UFOB

Santa Casa de Misericórdia

Alfredo Guilherme Englert- Provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Jorge Lima Hetzel – Diretor Médico e de Ensino e Pesquisa da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Julio Flávio Dornelles De Matos – Diretor Geral e de Relações Institucionais da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre