UFSJ e Universidade de Notre Dame iniciam parceria em pesquisas sobre células solares

Durante os meses de janeiro e fevereiro de 2015, o professor Marco Antônio Schiavon, do Departamento de Ciências Naturais da UFSJ (DCNAT), atuará no Laboratório de Radiação da Universidade Notre Dame, no estado de Indiana, Estados Unidos, como professor visitante, em colaboração com o professor Prashant Kamat. O objetivo da visita ao grupo de pesquisa liderado por Kamat é fundamentar colaboração científica para a preparação de células solares no Brasil.

O grupo do professor Kamat é um dos mais importantes no estudo de células solares do mundo. Kamat está entre os 100 maiores químicos da atualidade, de a acordo com o levantamento feito pela American Chemical Society (ACS).

A colaboração entre os grupos de pesquisa da Notre Dame e da UFSJ se iniciou com o estágio de pós-doutorado da professora Ellen Raphael, como parte do Programa Ciências sem Fronteiras. Ellen é bolsista Capes-PNPD-UFSJ e membro do Grupo de Pesquisa em Química de Materiais. Já o professor Schiavon desenvolve, no Brasil, projeto de pesquisa financiado pela Fapemig e CNPq, intitulado “Pesquisa, desenvolvimento e inovação em células solares sólidas extrafinas preparadas usando semicondutores nanocristalinos coloidais”.

Estão sendo estudadas a preparação de células solares sensibilizadas com pontos quânticos e também as recentes células solares de Perovskitas, as quais têm tido papel destacado na comunidade científica pelos bons rendimentos de conversão solar que apresentam. Contribuições científicas no campo energético têm ganhado destaque no Brasil e no mundo devido às questões climáticas a que a população está submetida atualmente.

Ascom UFSJ