UFSJ oferece 20 vagas para Alfabetização de Idosos

Estimular idosos que não concluíram seus estudos a retornarem às salas de aulas é um desafio para o Grupo de Alfabetização e Letramento para Pessoas da Terceira Idade, projeto de extensão da UFSJ que recebe adultos acima de 60 anos. A iniciativa quer abraçar essas pessoas que gostariam de estudar, mas que encontram dificuldades variadas. O perfil desses alunos integram desde os que precisam ser alfabetizados aos que desejam praticar a leitura e a escrita.

O método utilizado é baseado nos ensinamentos de Paulo Freire, patrono da educação brasileira e que dá o nome à sala. Os alunos frequentarão as aulas em horários acessíveis a eles, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 17h30 às 19h, na sala 1.47, no Campus Dom Bosco.

Segundo o Censo de 2010, cerca de oito mil pessoas em São João del-Rei não foram alfabetizadas. Esse número representa uma parcela aproximada de 10% da população, o que traz uma inquietação à Universidade, levando-a a contribuir em direção a uma sociedade mais justa com relação a oportunidades na educação de idosos.

Interessados podem ligar para (32) 99962 3818 ou (11) 99604 0105. O projeto é coordenado pela professora do Departamento de Ciências da Educação, Mônica Todaro.

Todas as sextas-feiras, o site de notícias da UFSJ traz o Comunica Extensão, com novidades sobre as ações extensionistas da nossa Universidade. Acompanhe!