UFSJ – Produção de álcool em gel no CCO atende a cidades da região

Desde março, o projeto Produção emergencial e distribuição de desinfetantes e antissépticos para contenção do avanço da Covid-19 em Divinópolis e região já produziu cerca de 1.400 litros de álcool em gel, 800 litros de álcool líquido 70% e 100 litros de sabonete líquido. A ação, que começou com 11 estudantes e 14 servidores, conta agora com 22 alunos de graduação e pós-graduação dos cursos de Farmácia, Enfermagem e Bioquímica, e 16 servidores do Campus Centro-Oeste de Dona Lindu.

Os produtos foram destinados principalmente à Secretaria de Saúde de Divinópolis, sendo também enviados a outras entidades da cidade, como Apae, Associação dos Pacientes Renais e Transplantados de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Adortrans), Comunidade Sacramento de Amor e Casa de Repouso Vila Vicentina. Além disso, foram contempladas redes de saúde das cidades de São João del-Rei, Carmo do Cajuru, Santa Luzia e Formiga. Entidades interessadas em receber doações podem entrar em contato via e-mail.

De acordo com a estudante do 5º período do curso de Farmácia, Gabriella Aparecida Barbosa de Souza, a rotina de produção é bem variada, já que os estudantes passam por todas as etapas do processo, desde a pesagem de insumos até a distribuição. “Acho que é uma experiência única para todo mundo. É gratificante, em meio a essa pandemia, poder ajudar”, declara. Um dos requisitos do processo de seleção para o projeto é que os interessados morem próximo ao Campus, de modo a se exporem o mínimo possível.

O projeto recebeu doações de insumos para a fabricação dos produtos, que inicialmente foram feitos com o estoque disponível nos laboratórios da UFSJ. Segundo o coordenador do projeto, professor Renê Oliveira do Couto, receberam apoio do Cefet-MG, do Emfal, da MC Química, da Farmax, entre outras instituições e empresas. E o Ministério da Educação disponibilizou recursos para a reposição dos insumos, o que possibilita a continuidade da produção.

Acompanhe as ações do projeto no Instagram.

Publicada em 29/05/2020
Fonte: ASCOM