UFSJ – Site analisa impactos da Covid-19 na economia regional

UFSJ – Site analisa impactos da Covid-19 na economia regional

Divulgar diagnósticos e discussões sobre os impactos econômicos da pandemia na região e combater a disseminação de fake news. Esse é o objetivo do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia (Nepe) da UFSJ, que lançou recentemente a página Economia e Coronavírus.

O projeto foi idealizado pelos professores que o coordenam: Douglas Marcos Ferreira e Gustavo Carvalho Moreira. As análises são elaboradas pelos alunos da graduação, da pós-graduação e pelos docentes do Departamento de Ciências Econômicas (Dceco). O grupo pretende manter o espaço digital enquanto perdurarem os efeitos econômicos e sociais da pandemia, que poderá se converter em um espaço permanente para o debate de questões regionais.

Mercados de bairro
Dentre as análises desenvolvidas, Douglas Ferreira aponta que os pequenos mercados “de bairro” foram fortalecidos na situação atual, já que a população está se locomovendo menos. Essa lógica, por consequência, impulsiona também os serviços delivery e gera oportunidades para os trabalhadores informais. “É um cenário complexo e de incertezas, porém o que se tem percebido é que esse período de confinamento traz reflexões que mudarão a maneira como enxergamos o consumo e as relações econômicas em geral”, explica o coordenador.

Para mais informações, dúvidas e colaborações, enviar e-mail para nepe@ufsj.edu.br.

Compartilhar