UFSJ – Vem aí mais um Festival de Literatura de São João del-Rei e Tiradentes

Décima primeira edição do Felit homenageia o escritor são-joanense Ronaldo Simões Coelho

 Entre os dias 20 e 23 de setembro, a cidade de São João del-Rei recebe a 11ª edição do Festival de Leitura de São João del-Rei e Tiradentes (XI Felit). O evento homenageia o escritor e médico psiquiatra são-joanense Ronaldo Simões Coelho, que assina mais de 60 livros infantis. Por meio de parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), os autores Leila Ferreira, Martha Medeiros e Marina Colassanti também participam da programação.

Um dos realizadores do evento, o jornalista Lúcio Teixeira Carvalho, nasceu e cresceu em São João del-Rei. Lúcio conta que a história do Felit começou em 2007, quando São João foi eleita Capital Brasileira da Cultura. “Naquele ano, o Festival passou a integrar a programação cultural da cidade”, destaca.

Inicialmente, o projeto era viabilizado por meio das leis de incentivo à cultura, mas, desde 2016, o Felit é produzido por meio de doações de recursos de pessoas da comunidade, de empresários locais e amigos dos organizadores do evento. “Tivemos a colaboração dos artistas locais que, de forma voluntária, fizeram shows em prol do Festival, e a comunidade divulgou a campanha nas redes sociais, o que aumentou as contribuições de doações anônimas”, ressalta o jornalista.

Oficialmente, o Felit acontece entre os dias 20 e 23 de setembro no Teatro Municipal de São João del-Rei e na região histórica do Largo do Carmo, mas desde o dia 12 já se espalham pelas duas cidades uma série de atividades literárias viabilizadas por parcerias com a Secretaria de Educação de Tiradentes, bares e restaurantes de São João, Uniptan, Teatro da Pedra, Academia de Letras e Taberna D’Omar.

Confira aqui a programação completa. O Festival é uma promoção da Via Comunicação e a Quarteto Filmes. A expectativa para este ano é de uma média de público em torno de 8 mil pessoas somando todas as atividades do festival.

Homenagem

Para homenagear Ronaldo Simões Coelho, a curadoria do Felit prepara uma série de atividades, tendo como ponto de partida sua obra e vida. Já no início do ano letivo, a Comissão Organizadora firmou parceria com as secretarias municipais de Educação de São João del-Rei e de Tiradentes para que os professores trabalhassem, em sala de aula com seus alunos, até a data do festival, a obra do escritor. Além disso, entre março e junho, o Felit promoveu mais uma edição da Oficina de Formação de Jovens Autores, que envolveu 37 estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de São João.

No dia 20, em parceria com o Sesc, será lançado o livro “Bichos em prosa e verso”, resultado da oficina. A obra foi escrita e ilustrada por esses jovens autores, entre 13 e 15 anos de idade. A cerimônia será no Teatro Municipal, a partir das 18h.

Gastronomia

Outro ponto alto da programação é o VII Circuito Gastronômico Literário do Felit, que será aberto nesta sexta, 15 de setembro. Os bares e restaurantes que participam dessa iniciativa oferecem ao público cardápios inspirados na vida e obra de Ronaldo Simões Coelho.

Paralelamente, será realizado a segunda edição do projeto Banheiros Temáticos, que transforma os banheiros em espaços de arte e literatura para os frequentadores. “Nosso objetivo tem sido contribuir para que as pessoas adquiram o hábito da leitura e que a cidade de São João del-Rei continue a ser um polo de cultura de Minas Gerais”, explica Lúcio Carvalho.

Neste ano, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), serão promovidas duas oficinas de reaproveitamento de alimentos e de educação alimentar para 40 alunos da rede municipal, em Tiradentes, onde o Felit acontece desde 2012.