UFSM – 30ª Jornada Acadêmica Integrada tem início na segunda-feira

A Jornada Acadêmica Integrada (JAI) completa 30 anos com recorde no número de trabalhos inscritos e de professores envolvidos na avaliação

A edição 2015 do principal evento científico da UFSM acontecerá de segunda (19) a sexta-feira (23) da próxima semana, e será composta por quatro subeventos: o 30º Salão de Iniciação Científica, o 8º Fórum Extensão Conta, a 7ª Mostra de Ensino e o 6º Salão de Pós-Graduação.

A JAI busca estimular a iniciação dos alunos no meio acadêmico, promovendo a troca de experiências entre eles e divulgando seus trabalhos de ensino, pesquisa e extensão. Desta maneira, inovações vêm sendo feitas para facilitar o acesso ao evento.

Neste ano, as apresentações acontecerão em módulos temáticos; as áreas de ensino terão seus trabalhos agrupados; as apresentações orais e em pôster acontecerão em um mesmo turno. Além disso, estão mantidas as atividades propostas pelas unidades de ensino e o estímulo à vinda de palestrantes e conferencistas externos à Instituição.

As atividades da 30ª edição da JAI iniciarão com a palestra “Política de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, que será ministrada pelo subsecretário de Coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Adalberto Favvio. A palestra fará parte da cerimônia de abertura do evento, que acontecerá na segunda (19), às 9h.

Durante os cinco dias da jornada, a comunidade acadêmica poderá acompanhar 3.688 apresentações, das quais 506 serão orais e o restante, na forma de paineis. A avaliação será feita por mais de 700 professores convidados.

Os trabalhos serão expostos nas dependências do prédio 74 C do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). As apresentações acontecerão em dois turnos distintos: manhã, das 8h às 12h, e tarde, das 13h às 17h. Excetuam-se a segunda-feira, quando não haverá turno matinal por conta da cerimônia de abertura, e a quarta-feira, que possuirá atividades entre as 18h e as 22h.

O dia e o horário de cada uma das apresentações estão disponíveis no site do evento (www.ufsm.br/jai). As demais atividades ocorrerão nas dependências das unidades de ensino, na praça Saldanha Marinho e no Teatro Treze de Maio.

Certificação

Terão direito a certificado apenas os inscritos como ouvintes e os apresentadores de trabalhos.

Os carimbos de presença serão fornecidos após a cerimônia de abertura (segunda-feira pela manhã) e ao final dos módulos orais (demais dias). Cada aluno poderá obter um carimbo de presença por turno. A certificação será fornecida para aqueles que possuírem um número mínimo de cinco carimbos.

Os certificados e anais da 30ª edição da JAI estarão disponíveis no site do evento a partir do dia 16 de novembro.

Assessoria de Imprensa – Universidade Federal de Santa Maria