UFSM e Ministério do Esporte inauguram laboratório de Performance em Ambiente

O Ministério do Esporte e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) convidam para o ato de inauguração do Laboratório de Performance em Ambiente Simulado (Lapas), na próxima terça-feira, dia 1º, às 11h. O evento contará com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, e do reitor da Universidade, professor Paulo Afonso Burmann.

O laboratório integra o Centro de Pesquisa em Ambiente Simulado e é resultado de uma parceria da UFSM com o Ministério do Esporte. É o primeiro do país a desenvolver simulação de altitude, temperatura, umidade e outras condições que interferem no treinamento de atletas.

Atletas de todas as modalidades interessadas podem contar com treinos em situações próximas às que enfrentam em sua rotina de competições. Além de avaliar o comportamento do atleta em situações extremas, também é possível desenhar um treinamento específico para obtenção dos melhores resultados possíveis. Ali também é possível fazer teste de desempenho de trajes, medicamentos e materiais esportivos.

A iniciativa representa um marco nos esforços que vêm sendo feitos pelo governo federal e as entidades esportivas para o desenvolvimento científico do esporte brasileiro. O laboratório vai auxiliar na preparação de atletas do Brasil e do exterior, e compõe o plano de legado dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro 2016 para o esporte brasileiro. Os Jogos serão no Rio mas os benefícios se estendem a todo o país.

A unidade já está à disposição de atletas, entidades, universidades, governos e outras instituições interessadas em parcerias para utilização das instalações.

Convidamos também para participar da oficina de demonstração dos aparelhos e das funcionalidades do laboratório, que será conduzida pelo professor e coordenador do Lapas, Luiz Osório Portela.

Contamos com sua presença.

 Ato de Inauguração do Laboratório de Performance em Ambiente Simulado

Data: 1º de dezembro de 2015 (terça-feira)

Horário: 11h

 Apresentação do Laboratório e Demonstração dos Aparelhos

Data: 1º de dezembro de 2015

Horário: 14h

Local das duas atividades: Faculdade de Educação Física – Universidade Federal de Santa Maria

Endereço: Av. Roraima nº 1000 – Cidade Universitária – Bairro Camobi – Santa Maria (RS)

Mais informações e confirmações pelo telefone (61) 3429.6914

snearcomunicacao@esporte.gov.br