UFSM – Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional é discutida

UFSM – Elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional é discutida

Às vésperas do início de mais um semestre letivo na UFSM, os gestores da instituição reuniram-se na tarde desta quarta-feira (2), na Sala dos Conselhos, para discutir a elaboração da nova edição do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), documento que vai orientar o planejamento e a gestão estratégica da universidade no período de 2016 a 2026. “Em muitas instituições, esse documento figura apenas como uma formalidade. Nosso desafio é fazer com que o PDI seja um documento norteador para a nossa instituição”, afirmou o reitor Paulo Burmann no início da reunião.

No dia 5 de fevereiro, Burmann assinou a portaria N° 78.265, na qual foram nomeados os membros da Comissão Central para elaboração do PDI. Esse órgão terá o papel de propor as orientações gerais visando à construção do documento. Fazem parte dela o reitor e o vice-reitor, diretores dos centros de ensino, pró-reitores, diretores dos campi e dos colégios vinculados à UFSM. Um dos objetivos da reunião foi comunicar esses gestores das responsabilidades e atribuições que terão enquanto membros dessa comissão.

A Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) vem trabalhando nos preparativos que envolvem o processo de elaboração do PDI. De acordo com o pró-reitor Frank Casado, a intenção é que o plano “reflita os anseios da comunidade acadêmica, e não os da gestão”.

Representando a Agência Experimental de Relações Públicas (Agerp), a bolsista Andressa Cocco sugeriu aos gestores no início da reunião diversas estratégias de comunicação a serem implementadas para a divulgação o PDI, com o objetivo de despertar nos alunos e servidores o interesse em participar da elaboração do documento.

Em seguida, o servidor da Proplan Fernando Barbosa explicou de forma resumida quais serão os passos para a elaboração do PDI e o papel das diferentes comissões envolvidas nesse trabalho. A proposta da equipe da Proplan é que o PDI 2016-2026 seja mais conciso que o anterior. “Não é para ser um documento que fique na gaveta, mas que tenha vida na instituição”, disse Fernando.

Outras informações constam no endereço www.ufsm.br/pdi.

Assessoria de Imprensa – Universidade Federal de Santa Maria

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