UFSM – Reitor Burmann participa de encontro de reitores na Argentina

Reitor presidente da AUGM, Gerónimo Laviosa; Reitor da UFSM, Paulo Burmann; Reitor da Universidad del Litoral, Enrique Mammarella; e Secretário Geral da AUGM, Álvaro Maglia.

Nesta quinta e sexta-feira (17 e 18), o reitor, Paulo Burmann, participa da 76ª Reunião de Conselho de Reitores da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), na Universidade Nacional do Litoral (UNL) em Santa Fé, Argentina. O encontro reúne reitores dos países que integram a AUGM na UNL, que comemora seu centenário de fundação em 2019.

Durante o evento, acontece o Painel de Reitores, que tem como um dos temas principais “A educação superior como bem público social e direito humano fundamental”. Para Burmann, esse espaço de debate é de extrema importância, principalmente em um momento em que a educação superior pública vem sendo ameaçada no campo de ensino, pesquisa e extensão. “O grupo da AUGM, em torno do princípio da educação pública como um patrimônio nacional, vem oferecendo resistências importantes aos ataques externos que estamos sofrendo. É o momento de reforçarmos os princípios e convicções da importância estratégica da continuidade dos investimentos públicos na educação superior”, destaca o reitor.

A pauta da reunião também inclui a discussão acerca do Planejamento Estratégico da AUGM, desafios e ações para a internacionalização do ensino superior e a inauguração da Cátedra Aberta de Direitos Humanos da entidade. Será discutida, também, a aprovação do Acordo entre a AUGM e o Conselho Internacional de Filosofia e Ciências Humanas (CIPSH, UNESCO).

Além disso, no encontro será homenageado o reitor fundador da AUGM, Jorge Brovetto Cruz, falecido em junho de 2019. O ex-reitor da UFSM, Tabajara Gaúcho da Costa, que trabalhou intensamente com ele na fundação da entidade, destacou o trabalho do professor Brovetto em prol da associação. “Ele foi um companheiro muito qualificado. Esteve aqui na nossa universidade mais de uma vez e com ele discutimos e empreendemos várias ações conjuntas”, destacou Tabajara.

AUGM – A AUGM é uma associação formada por universidades da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Criada em 9 de agosto de 1991, seus objetivos são o fortalecimento e a consolidação de recursos humanos, a pesquisa científica e tecnológica, a formação contínua e a interação de seus membros com a sociedade.

Na UFSM, as atividades relacionadas com a AUGM são coordenadas pela Secretaria de Apoio Internacional (SAI), que participa dos comitês acadêmicos, núcleos disciplinares, comissões permanentes e atividades de mobilidade (Programas Escala de intercâmbio).

O coordenador da Secretaria de Apoio Internacional (SAI), Érico Flores, acompanha o reitor Paulo Burmann neste encontro da AUGM.

Texto: Aline Dalmolin, Mariana Henriques (Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor) e Érico Flores (SAI). Foto: Érico Flores (SAI)