UFT celebra 15 anos de implantação no Tocantins

Maio representa um marco para a Universidade Federal do Tocantins (UFT), mês no qual é comemorada a implantação da instituição no Estado. A UFT foi instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, porém sua implantação efetiva ocorreu apenas no dia 15 de maio de 2003 com a posse dos primeiros professores.

O processo de criação e implantação da UFT representa uma grande conquista para o povo tocantinense e a Universidade não para de crescer. Nesses 15 anos, a Universidade vem ganhando destaque nas três áreas basilares de sua atuação: ensino, pesquisa e extensão, sendo considerada a terceira melhor universidade pública da região Norte em pesquisa, de acordo com um estudo realizado pelo Guia do Estudante.

Em comemoração aos 15 anos, a Superintendência de Comunicação (Sucom) inicia hoje (04) e segue até o final do mês de maio, uma série de reportagens especiais sobre a UFT e sua abrangência no ensino, na pesquisa, na extensão, visão dos gestores atuais e anteriores, além de fazer um retrospecto da história da instituição e de todos envolvidos nela: alunos, professores e técnicos.

Em 2003, ao ser implantada, a UFT incorporou todos os mais de 5 mil alunos, 25 cursos de graduação, um mestrado, equipamentos e toda a estrutura física dos câmpus já existentes na Unitins. Somos assim, uma universidade multicampi, estando presente nas duas mesorregiões do Estado do Tocantins, nas cidades de Araguaína, Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Atualmente, temos 18.581 alunos nos 64 cursos de graduação e 1.303 alunos nos 37 cursos de pós-graduação entre mestrados profissionais e acadêmicos, doutorados e mestrados e doutorados em rede.

Iniciando as comemorações alusivas aos 15 anos da instituição, a UFT participará com espaço próprio na Agrotins, a maior feira agrotecnológica do Estado do Tocantins que será realizada entre os dias 8 a 12 de maio. O objetivo é apresentar projetos e pesquisas científicas à comunidade, estabelecer parcerias e adensar a rede de relacionamentos institucionais. No espaço estarão dez expositores dos câmpus de Araguaína, Gurupi, Palmas e Porto Nacional, e ainda programação científica com 16 palestras.

No Câmpus de Palmas, a comemoração já iniciou com a instalação do monumento com o brasão oficial da UFT para representar os 15 anos de efetiva implantação da Universidade.

No dia 15 de maio, duas programações se destacam: o curso de Jornalismo lança o documentário “Amor Perfeito” às 9h, no Bloco do curso (Caleidoscópio) e no hall da Biblioteca Professor José Torquato Carolino será lançado o Painel “Vida no Câmpus”, obra artística que retrata o dia a dia do Câmpus de Palmas.

No dia 16 de maio, acontece cerimônia oficial em comemoração aos 15 anos, a partir das 19h, no Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), com apresentações culturais, entrada das comitivas de cada câmpus e apresentação de documentário sobre a história da UFT.

Já nos dias 17 a 19 de maio, acontece o Encontro de Coros, também no Câmpus de Palmas, onde serão realizadas oficinas gratuitas para corais e regentes de coro, ministradas pelo maestro Ângelo Dias e por integrantes do Coro de Câmara da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Será instalada ainda, no hall do Cuica, uma Linha do Tempo com os marcos históricos da UFT desde sua criação até a atualidade, como primeiras turmas formadas, implantação de cotas, instituição de programas de formação docente e demais ações.

Uma programação específica para demais câmpus também está em processo de finalização para a comemoração dos 15 anos da UFT.