UFT – Programa Mais Vida realiza oficina de clínica do trabalho e cuidado em saúde mental

De acordo aos últimos estudos interdisciplinares em clínica do trabalho, o trabalhar é uma das atividades humanas com maior geração de sofrimento psíquico na contemporaneidade. Pensando nisso, o Programa Mais Vida da UFT, em parceria com a reitoria, vice-reitoria e a Pró-reitoria de Graduação realizou na manhã desta quarta-feira (30) a oficina de Clínica do Trabalho e Cuidado em Saúde Mental, com o professor Johnny Javier Orejuela, doutor em Psicologia Social e do Trabalho pela USP e Professor Titular da Universidade EAFIT de Medelín, na Colômbia.

A oficina foi aberta aos servidores que trabalham diretamente ou indiretamente com pessoas, além de convidados de outros órgãos como a Defensoria Pública, Ministério Público e o Hospital Geral de Palmas. O espaço de discussão tem sido criado para gestores da UFT com o intuito de desenvolver recursos teóricos e metodológicos para a compreensão e abordagem de situações de sofrimento psíquico dos servidores, associadas ao trabalho na instituição.

Carlos Rosa, coordenador do programa Mais Vida, explica: “A intenção é criar um espaço de discussão acerca da clínica do trabalho, com uma nova forma de olhar o trabalho como produtor do sofrimento. Como podemos fazer para prevenir, evitar que esse sofrimento ocorra a partir da lógica do trabalho? Como podemos criar espaços mais interessantes de diálogos dentro das empresas? Isso tem toda uma logica que precisa ser repensada nas instituições”.

Quem não assistiu o evento, pode conferir clicando aqui.

O Mais Vida

O Programa de Promoção à Vida e à Saúde Mental (Programa Mais Vida) foi criado por meio da Portaria nº 559, de 11 de abril de 2018, visando implantar uma política institucional de bem estar e saúde mental para a comunidade acadêmica. O programa tem como objetivos oferecer estratégias de prevenção e enfrentamento à saúde mental de estudantes, servidores e terceirizados, com ações que valorizem a qualidade de vida, o bem estar social e a saúde.

A Comissão Gestora do programa é composta por docentes, técnicos administrativos e acadêmicos. As ações do programa estão alicerçadas nos seguintes eixos:

  • Prevenção universal
  • Prevenção seletiva
  • Prevenção indicada
  • Intervenção preventiva