UFT – Projeto de Extensão leva espetáculo mímico à escola pública

Com quadros inspirados no famoso mímico Marcel Marceau, o Núcleo de Estudos Mímicos (NEM) e Teatro Gestual, apresentou um espetáculo de mímica clássica na Escola de Tempo Integral Caroline Campelo, para os alunos do 6° ao 8° ano, na última terça-feira (27). A ação foi coordenada pela professora do curso de Artes da UFT, Ana Cláudia Silva.

Após a apresentação, os mímicos realizaram uma roda de conversa, ocasião em que puderam interagir com os estudantes. Rosana Gonçalves do Carmo, supervisora da escola, destacou que a ação acrescentou ao conhecimento dos alunos, no que diz respeito à área teatral: “Mesmo que desde o primeiro ano a gente trabalhe teatro, cada etapa representa algo diferente. Na segunda fase, do sexto ao nono ano, eles estão mais aprofundados. A professora Ana Cláudia tem trabalhado mais detalhadamente a parte do teatro com eles, e juntos, estão participando de diversas peças teatrais aqui em nosso auditório. Isso tem enriquecido bastante, é louvável a apresentação de vocês!”, comenta a supervisora.

Diego Santos, que é professor da escola, afirma que a peça foi importante para que as crianças pudessem ter contato com o teatro profissional pela primeira vez. “A Escola Caroline Campelo fica agradecida em ter a participação do grupo aqui. Foi muito lindo! Só veio a agregar e ajudar à escola”, pontuou ele.

E para quem acha que as atividades do Nem param por aqui, está enganado. Há outras oportunidades de trocas interdisciplinares. Confira abaixo a agenda de apresentações.

26/09 – UFT, Câmpus de Porto Nacional

01/10 – Escola Sávia Fernandes

08/10 – CEMEI Sítio do Pica Pau

30/10 – PPGCom, Câmpus de Palmas

Sobre o NEM

O NEM, Núcleo de Estudos Mímicos, é um projeto de extensão da Universidade Federal do Tocantins (UFT) em parceria com o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp Ulbra), sob a coordenação da professora do curso de Tetaro, Renata Ferreira, com apoio do professor de Psicologia do Ceulp, Sonielson Sousa. O objetivo do projeto é promover o encontro entre os extensionistas e diferentes comunidades; abrir espaço para discutir novas formas de comunicação, sobretudo pela Mímica, e proporcionar o encontro entre a Psicologia (funções terapêuticas) e o Teatro (expressões corporais e comunicacionais). (Com a colaboração de Isaura Rossatto)