UFT – Simpósio reforça parcerias para fortalecimento dos municípios tocantinenses

Simpósio ocorreu no auditório da ATM e reuniu gestores municipais (Foto: Ascom/ATM/Divulgação)

A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) é parceira da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Caixa Econômica Federal (CEF) na realização do Simpósio de Atenção às Cidades do Tocantins, realizado nesta terça-feira, 04, no auditório da ATM, em Palmas. Segundo os organizadores, o objetivo do encontro era apresentar aos prefeitos procedimentos práticos para investimentos em infra-estrutura e desenvolvimento urbano e social.

O presidente da ATM reconhece que a União, por meio de estatais bancárias como a Caixa, criam linhas de financiamentos voltados aos Municípios para a execução de obras em infraestrutura e demais áreas, “mas exige um aparato burocrático que dificulta os entes locais a contratarem. Registramos aqui o pedido para que sejam criados mecanismos de redução da burocracia, e assim facilitem as prefeituras a dar continuidade as obras e projetos”, pediu Jairo Mariano.

O prefeito de Porto Nacional, Joaquim Maia, concorda com o presidente da ATM e disse que o modelo que estabelece os convênios entre União e Municípios dificulta a contratação. “Com ações e planejamentos é possível otimizar essa relação em busca de recursos junto à Caixa. Daí a importância desse evento realizado pela ATM e UFT para levar a capacitação necessária aos agentes municipais, por meio da Universidade”, disse.

Instituto de Atenção às Cidades

O treinamento dos gestores foi realizado pelo Instituto de Atenção às Cidades (IAC), da UFT. “O intuito é compreender e recolher as demandas dos Municípios para que a Universidade possa contribuir, por meio da colocação do conhecimento, soluções de ordem administrativa, tecnológica e de infraestrutura”, destacou o reitor da UFT, Luís Eduardo Bovolato. O instituto reúne as graduações de engenharias da Universidade e estabelece linhas de estudos voltadas ao desenvolvimento local.

O presidente do IAC, professor Felipe Marques, disse que o evento foi bastante positivo com boa participação de gestores municipais e destacou que os prefeitos terão vias importantes para viabilizar seus projetos voltados para a infraestrutura urbana. “Nosso objetivo de apresentar os procedimentos práticos relacionados aos projetos de infraestrutura e planejamento urbanos foram atingidos. Os prefeitos poderão levar suas demandas e problemas nestas áreas para a ATM; se a Associação detectar a necessidade de instrução técnica, recorrerá ao IAC; se precisar de recursos financeiros, a Caixa estará a postos para ajudar. São portas importantes para que os gestores possam realizar seus projetos e melhorar as condições do desenvolvimento urbano em seus municípios”, pontuou.

No encontro, os prefeitos, secretários e Gerentes Municipais de Convênios (GMCs) compreenderam como atua o Instituto e o seu auxílio aos municípios. Além disso, a Caixa apresentou suas linhas de financiamentos destinados aos governos municipais. Além disso, atendimentos personalizados foram ofertados aos agentes municipais, com recolhimento de demandas e apresentações de soluções para cada município.

Compartilhe: