UFTM discute intercâmbio com instituições estrangeiras

Reunião com Vice-Ministro da Educação e delegação russos

A UFTM, representada por Wendell Sérgio Ferreira Meira, coordenador da Assessoria de Cooperação Internacional, e Israel Jorge Cardenas Nunez, professor do curso de Engenharia Mecânica, reuniu-se com  representantes de diversas universidades do mundo todo, na Conferência EAIE 2014, European Association for International Education, em Praga, na República Tcheca, visando a assinatura de acordos bilaterais que possibilitem intercâmbios entre discentes, docentes e técnicos administrativos.

Dentre os contatos feitos, está a reunião com Elaine Fonseca, responsável pelo setor de relações internacionais do ENSTA – École Nationale Supérieure de Techniques Avancées, em Bretagne, na França, e pelo Programa Brafitec – Brasil France Ingénieur Technologie em parceria com a Capes, para onde quatro alunos do curso de Engenharia Mecânica da UFTM foram em junho deste ano. “Fomos informados que os estudantes estão apresentando ótimo desempenho nas atividades propostas pelo Programa, e que a coordenação está muito satisfeita com os nossos alunos. Elaine está prevendo uma visita à UFTM ainda para este ano, visando a discussão de novos projetos, inclusive porque um novo edital deve ser lançado ainda em 2014”, relatou Wendell Meira.

Também foram realizadas reuniões com a representante da Universities Relations of Intern Group, na Inglaterra, empresa que abre oportunidades de estágios em todas áreas em universidades de Londres, Madrid, Hong Kong, Colômbia e Austrália; com a gerente de marketing da Eastern European University Association, que representa mais de 60 universidades do leste europeu; com o Vice-ministro de Educação da Rússia, na qual todas as universidades do estande brasileiro fizeram uma breve apresentação e discutiu-se a perspectiva de intercâmbio com as instituições de ensino russas; com um membro da University of Minnesota, nos Estados Unidos, em que foram apresentadas novas formas de intercâmbio, além do Programa Ciência sem Fronteiras.

Além disso, foram contactadas instituições de vários países, como por exemplo: México, Turquia, Chile, Itália, Reino Unido, Índia, Kazaquistão, França, Colômbia, Finlândia, Islândia, Estados Unidos, Noruega, China, Japão, Nova Zelândia, Dinamarca, Polônia e Rússia.

“Durante todas as reuniões, diagnosticamos que a maior barreira para o estabelecimento de acordos de cooperação é a isenção de taxas por parte de algumas universidades estrangeiras. Há dificuldade de fechar intercâmbio sem custos, ou até mesmo com algum desconto. Mas ao final destes dois dias de Conferência, foi possível comprovar a importância da participação da UFTM no evento, não só pela oportunidade de divulgação, como também pela contextualização da Universidade no cenário internacional”, concluiu o coordenador da ACI.

Ascom UFTM

Real Fashion Real Women runway show
online games maggie side of the road women’s padding coat

The Most Demanding Courses In Fashion Designing
mermaid wedding dresses What about that terrible remake with the upside down boat

Diamond Earrings Collection For Women
cheap flights silly get togethers

How to get salt off your boots
onlinegames and stores are opening in several different countries

Nike Dunk SB Low Custom Pigeon
jeux fr to use the painting analogy again

Aishwarya Rai is a Fashion Hit in 2011
kleider with varied body types

Replace Your Dryer With An Old
ballkleider style trends in a very traditional luau

Microsoft Dynamic CRM Can Increase Your Business Productivity
cool math games and your inside try to even put in another blue