UFTM e membros da Prefeitura de Uberaba debatem ações para desenvolvimento do Geoparque Uberaba

Foi realizada na manhã desta quinta-feira, 5, no Prédio da Reitoria da UFTM, uma reunião com membros Gestão da UFTM e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Uberaba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba para apresentar os critérios que serão avaliados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco para que o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes conquiste a chancela para integrar a Rede Global de Geoparques.

Durante a reunião a presidente do Comdesu, Anne Florence Marie Roy Nóbrega, apresentou os critérios que são avaliados pela Unesco e um panorama geral das ações em desenvolvimento. De acordo com os dados apresentados, a Unesco avalia critérios como: geologia e paisagem (envolve questões como território, conservação geológica, herança natural e cultural), estrutura de gestão, educação informativa e ambiental, geoturismo e sustentabilidade econômica e regional. Foi destacado que a UFTM e outras instituições de ensino da região tem papel fundamental na implementação de ações de educação informativa e ambiental para que o projeto Geopark Uberaba – Terra de Gigantes consiga atender aos critérios da Unesco e se concretize.

Ainda na reunião foram destacados os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela UFTM nas instalações do Complexo Científico e Cultural de Peirópolis – CCCP e seu papel na concretização do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes. Uma nova reunião sobre o tema será agendada para estabelecer um plano de trabalho e ações que serão desenvolvidas com foco no projeto Geopark Uberaba.

Participaram da reunião, o reitor da UFTM, Luiz Fernando Resende dos Santos Anjo; o assessor especial da Reitoria, Antônio Luiz Veneu Jordão; o pró-reitor de extensão universitária, Fabrício Anibal Corradini; o pró-reitor de ensino, Wagner Roberto Batista; a diretora do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, Stela Mariana de Morais; o geólogo da UFTM, Luiz Carlos Borges Ribeiro; a diretora do Departamento de Desenvolvimento Cultural, Paula Cusinato; a presidente do Comdesu, Anne Florence Marie Roy Nóbrega, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes e membros da secretaria. (Foto: Marco Clemente/UFTM)