UFTM – NASS realiza Novembro Azul

A exemplo do Outubro Rosa, o mês de novembro é destinado à realização de atividades que despertem para a importância dos cuidados com a saúde do homem.

Com o objetivo de alertar os homens sobre o autocuidado, detecção precoce e prevenção do câncer de próstata, o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor – NASS, desde 2013, aderiu ao movimento Novembro Azul, que é marcado pelo uso da cor azul, e atua junto à comunidade UFTM/SIASS na busca pela qualidade de vida e detecção precoce de doenças.

Em 2018, as ações serão marcadas pelo evento inaugural no dia 7 de novembro, às 8h, no NASS, com o tema: “Prevenção – uma atitude saudável para o homem”, apresentado pela Liga Acadêmica Sarakura. Durante o mês, o NASS disponibilizará ainda os exames de PSA e consulta preventiva com urologista para homens com mais de 50 anos ou acima de 45 para aqueles da raça negra ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata.

O movimento Novembro Azul, criado em 2003, na Austrália, promove a conscientização sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. No Brasil, desde 2004, a Sociedade Brasileira de Urologia – SBU realiza ações educativas sobre a doença.