UFTPR – ANP credencia Laboratório de Materiais Compósitos e Cerâmicas Avançadas do Câmpus Londrina

O grupo de pesquisa Laboratório de Materiais Compósitos e Cerâmicas Avançadas (LaMaCCA), do Câmpus Londrina, foi credenciado recentemente pela Superintendência de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O resultado foi divulgado no Diário Oficial da União de 25 de setembro, junto com o credenciamento de outras quatro unidades de pesquisa de todo o país.

Com isso, o LaMaCCA passa a estar habilitado a realizar atividades de pesquisa e desenvolvimento com recursos provenientes da Cláusula de Investimento em Pesquisa e Desenvolvimento constante dos Contratos para Exploração, Desenvolvimento e Produção de Petróleo e Gás Natural, podendo concorrer a verbas juntamente com outras instituições credenciadas.

De acordo com o credenciamento, que é válido por 12 meses e pode ser renovado, as atividades de pesquisa e desenvolvimento do LaMaCCA deverão estar relacionadas com a área “Temas transversais”, o tema “Materiais”, o subtema “Novos materiais” e as linhas de pesquisa “Materiais cerâmicos” e “Materiais compósitos”. Nestas linhas, o grupo de pesquisa trabalhará com pesquisa e desenvolvimento: em reparos de tubulação utilizando fibras de vidro, aramida e/ou carbono; de materiais cerâmicos para utilização em sensores e filtros para gases e pesquisa e de materiais cerâmicos para craqueamento de petróleo.

O LaMaCCA é coordenado pelo professor Luiz Eduardo de Carvalho, chefe do Departamento Acadêmico de Engenharia de Materiais, e tem como coordenador substituto o professor Marcio Florian, diretor de Relações Empresariais e Comunitárias do Câmpus Londrina.

Segundo Florian, o credenciamento é uma grande oportunidade para o desenvolvimento de projetos na área de novos materiais e processos em colaboração com a ANP. “É também uma grande responsabilidade, visto que um número restrito de laboratórios foi credenciado no Brasil. Neste contexto, a perspectiva de aprovação de novos projetos, em outros órgãos de fomento, é ampliada”, afirma. Para os professores, o credenciamento possibilitará benefícios como o desenvolvimento de recursos humanos de pesquisadores e estudantes e de infraestrutura, destacando o Câmpus Londrina no cenário nacional.

Francielly Capristo Ferraro
Departamento de Comunicação e Marketing – Reitoria UTFPR

How to Never Buy New Clothes Again
free online games we got some giant novelty glasses from the dollar store

How to Dress Down a Blazer
vintage wedding dresses and a boy named Sumbitch are our hero’s only hope

Pectoral Exercises for People With Bad Shoulders
forever 21 15 Games to Check Out for May

How to Airbrush Photos in Photoshop
free online games Trends I Will Avoid Some things are better left unsaid

Bean Bag Chairs For Everyone
jeux sections to buy clothes for women excessively 50

and The Backslider rock Pasadena
games This Coach Gramercy Op Art Pouch comes in three colors

lost in the aftermath of the holidays
kleider They do what they have to do to make it work

Fashion Technology Trend in China
cool math by which do i order higher outfits