UFU abre vagas para mestrado em Matemática

Está aberto até o dia 25 de janeiro o 2º período para inscrições no Programa de Pós-graduação em Matemática (PPMAT/UFU). São disponibilizadas 10 vagas e os candidatos que participaram do primeiro período podem se inscrever novamente.

Interessados podem enviar sua inscrição para e-mail pgmat@famat.ufu.br, com arquivos nos formatos PDF ou JPEG, ou diretamente para a universidade pelos Correios, com cópias. Os documentos necessários são:

  • CPF e RG, para brasileiros;
  • Passaporte ou identidade, para estrangeiros;
  • “Curriculum Vitae” atualizado, gerado na plataforma LATTES-CNPq, com comprovantes;
  • Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação, para já graduados;
  • Declaração de previsão de conclusão até a data da matrícula emitida pelo órgão competente, para graduandos que colarem grau até o dia anterior à data de matrícula.

A seleção dos candidatos será feita em duas etapas. A primeira é a análise do currículo Lattes que terá somatória máxima de 25 pontos. Já a segunda é uma prova de Análise na Reta, que será aplicada no dia 18 de fevereiro, com pontuação máxima de 75 pontos. Participantes que obtiverem nota inferior a 35 pontos na prova serão eliminados do processo seletivo e não terão seus currículos considerados.

O resultado para a chamada de alunos regulares será divulgado no dia 22 de fevereiro e, para alunos especiais, no primeiro dia útil após encerramento do período de matrículas para alunos regulares.

A regulamentação completa do processo seletivo pode ser acessada no edital.

1º período de inscrições – Prova Extramuros

O primeiro período de inscrições para o PPMAT/UFU foi realizado no segundo semestre de 2018 por meio da Prova Extramuros. Esta prova é uma iniciativa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade de São Paulo Campus São Carlos (USP-SC) juntamente com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), que propuseram unificar o ingresso dos programas de pós-graduação. Além de ser aplicada em diversos polos no Brasil, a Extramuros também está presente em diversos países da América Latina.

Para o ingresso dos alunos em 2019 a prova foi realizada no dia 29 de setembro de 2018. Foram disponibilizadas 15 vagas e a lista de selecionados pode ser acessada no link.

Para saber mais sobre a Prova Extramuros você pode acessar o site do processo seletivo.

Outras oportunidades para ingressar em pós-graduações em matemática

Além do PPMAT, a UFU também oferece dois outros programas em pós-graduação na área da Matemática. São eles: o Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGCEM) e o Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat).

O PPGCEM/UFU é um consórcio formado pelo Instituto de Física (Infis), pelo Instituto de Química (IQ), pela Faculdade de Matemática (Famat) e pela antiga Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (Facip), agora Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal (Icenp). Ele é voltado principalmente para professores do Ensino Básico que sejam graduados em Ciências Biológicas, Física, Química ou Matemática.

As duas linhas de pesquisa desse programa são: Formação de Professores em Ciências, focado na instrumentação e na prática; e Matemática e Ensino e Aprendizagem em Ciências e Matemática, com enfoques psicológicos e sociais.

Mais informações sobre o PPGCEM/UFU podem ser acessadas no site do programa.

Já o Profmat/UFU é um curso semipresencial coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e integralizado por instituições de ensino superior vinculadas ao Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

O programa oferece cinco linhas de pesquisa: Álgebra, Análise Matemática, Educação Matemática, Geometria e Topologia e Matemática Aplicada.

Mais informações sobre o Profmat/UFU podem ser acessadas no site do programa.