UFU adota ações para desestimular trotes violentos

UFU adota ações para desestimular trotes violentos

O próximo dia 11 de março marca o início do ano letivo acadêmico na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com ele, ingressam na instituição novos estudantes tanto na graduação quanto na pós-graduação. No Sisu deste ano, foram oferecidas 3.219 vagas distribuídas entre 94 cursos de graduação. E como será a recepção a esses novos integrantes da comunidade acadêmica?

O trote violento é proibido na UFU desde 1993, conforme estabelecido pela Resolução 15/93, do Conselho Universitário (Consun). As punições para o infrator podem variar desde a suspensão ao seu desligamento definitivo. De acordo com a Comissão Permanente de Recepção aos Ingressantes, é importante conscientizar a comunidade interna e externa e trabalhar para conter essas atividades que acontecem para além dos portões da universidade. São humilhações físicas e morais aos novos alunos que podem gerar problemas à saúde deles. Vítimas de trote violento podem denunciar seus agressores via Ouvidoria.

Como alternativa, os estudantes veteranos vêm promovendo o chamado “trote solidário”, que são campanhas de cunho social e voluntário, como, por exemplo, doações de mantimentos, sangue e tratamento de animais abandonados. Neste novo modelo, veteranos e calouros participam das atividades de forma igual.

Semana de Recepção e Orientação dos Ingressantes

Outra ação que busca desestimular o trote violento é a Semana de Recepção e Orientação dos Ingressantes realizada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) e a Comissão Permanente de Recepção aos Estudantes Ingressantes.O evento acontece entre os dias 11 e 14 de março em todos os campi da UFU, abrangendo palestras, workshops e atividades como o “Campus Tour” – que apresenta a instituição e seus espaços aos novos alunos – e o Agita UFU, marcado para o dia 23 de março e que visa à integração entre novos estudantes e veteranos, por meio de ações de saúde, lazer, prática de atividade esportivas, apresentações culturais, além de outras iniciativas de inclusão e promoção de igualdades.

Para saber mais sobre as atividades da Semana de Recepção e Orientação dos Ingressantes, acesse o hotsite no Portal de Eventos da UFU.

Compartilhar