UFU assina convênio com universidades chinesas

UFU assina convênio com universidades chinesas

O reitor da Universidade Federal de Uberlândia, (UFU), Alfredo Júlio Fernandes Neto, assinou convênio com três Universidades da China – Dalian Medical University, Dalian University of Technology e Heze University. As parcerias foram firmadas, durante missão do reitor e sua comitiva à China, realizada de 04 a 17 de outubro.

Pelo convênio, com duração de cinco anos, estão previstas ações como: intercâmbio de estudantes, estagiários, professores e técnicos administrativos; missões de ensino e pesquisa; desenvolvimento conjunto de pesquisa; troca de documentações e de publicações científicas e técnicas; organização de colóquios, seminários ou reuniões de caráter científico; co-orientação de teses e participação em bancas examinadoras. “A partir do ano que vem serão elaborados editais para mobilização e participação nessas três universidades”, destaca Raquel Santini Rade, diretora de Relações Internacionais e Interinstitucionais.

A previsão é que a UFU firme nos próximos meses, convênios com outras três instituições chinesas: East China University, Heze University of Medicine e Xi’an Jiaotong University.

“Como o Brasil e a China são países emergentes e apresentam oportunidades de desenvolvimento bastante similares, essas parcerias vão trazer uma aproximação curricular, troca de experiências e pesquisas conjuntas entre os dois países”, ressalta a diretora.

Compartilhar