UFU – CEaD amplia apoio à realização das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE)

UFU – CEaD amplia apoio à realização das Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE)

Capacitação, ferramentas gratuitas e Guia Didático estão disponíveis para a comunidade universitária

O Centro de Educação a Distância da Universidade Federal de Uberlândia (CEaD/UFU), responsável pela gestão dos cursos na modalidade Educação a Distância (EaD) da universidade, ampliou o conjunto de recursos oferecidos à comunidade acadêmica com publicação do Guia Didático para Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE).

De caráter didático-pedagógico a publicação orienta alunos, professores e técnicos administrativos para o uso da plataforma Moodle, complementando a qualificação tecnológica já disponível aos três segmentos. Para aprofundar em recursos específicos, o CEaD criou uma comunidade online para que professores possam compartilhar dúvidas e experiências relativas às AARE. A comunidade pode ser acessada via portal do Moodle/CEaD/UFU e a chave de inscrição está disponibilizada no Guia.

Dentre os recursos tecnológicos já disponíveis a alunos, docentes e técnicos administrativos da UFU, encontra-se:

Office 365 da Microsoft – oferecido gratuitamente aos três segmentos acadêmicos

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle – plataforma utilizada para o desenvolvimento dos cursos a distância e como base de apoio às atividades de cursos presenciais de graduação e pós-graduação.

Capacitação

Em conjunto com a Divisão de Capacitação (Dicap) e a Diretoria de Ensino (Diren), o CEaD oferece capacitação a estudantes, docentes e técnicos administrativos quanto ao uso das ferramentas para ensino remoto nas atividades acadêmicas da universidade.

Para docentes

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Modelo orientador para Ensino Remoto UFU – Fundamentado pelas melhores práticas didático-pedagógicas disponibilizadas pela literatura atual, o CEaD/UFU criou o Modelo Orientador para Ensino Remoto que auxilia professores e colegiados de curso na tomada de decisão quanto ao uso de ferramentas tecnológicas e pedagógicas para o ensino remoto.

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