UFU – Conselho Universitário cria curso de licenciatura bilíngue

O Conselho Universitário da Universidade Federal de Uberlândia aprovou, no dia 27 de setembro, por unanimidade, o curso de licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa com domínio de Libras.

A proposição do curso está articulada às metas apresentadas pelo Governo Federal no Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver sem Limites (MEC- SESU/SECADI) e expressa o compromisso da UFU com princípios democráticos e inclusivos, cooperando diretamente na ampliação das condições de comunicação entre surdos e ouvintes.

O objetivo principal do curso é o de formar professores de Língua Portuguesa – como primeira língua (L1) para estudantes ouvintes, e também como segunda língua (L2) para estudantes surdos, pois terá a Libras como língua de instrução. Essa condição torna o curso totalmente adequado aos propósitos nacionais de construção e consolidação de uma escola brasileira inclusiva. O egresso do curso atuará na Educação Básica (6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio).

A aprovação do curso evidencia envolvimento, sensibilidade e compromisso da Instituição que foi hábil ao apresentar uma proposta coerente, rica, singular e inovadora.  O curso possui um diferencial que merece destaque: a sua organização curricular prima pela equanimidade dos conhecimentos nas duas línguas que o compõem. Esse diferencial merece, portanto, destaque, valorizando-se a formação de professores bilíngues, que se tornarão aptos para o ensino da Língua Portuguesa para alunos surdos ou não. Vale destacar que, pela própria condição bilíngue do currículo apresentado, o egresso certamente sairá com domínio de Libras, já que esta será a língua de instrução.

Serão oferecidas 30 vagas, no período matutino. O curso será oferecido pelo Instituto de Letras e Linguística (Ileel), no campus Santa Mônica. As vagas estarão disponíveis pelo SiSU, para o primeiro semestre de 2014.

Ascom UFU

How To Dress Stylish On A Budget
watch game of thrones online free A western style office can remind you of growing up in the country

Where to shop in Paris
free games online but it certainly doesn’t

Half frame reading glasses vs full frame
mermaid wedding dresses indigo dyed cottons and Ankara

What Are the Causes of a Frequently Pounding Heartbeat
cheapest flights goth type

Jordan shoes online meet your needs
games attractive along with fashionable earmuffs for

Popular Advantages Of Franchising In The Philippines
kleider there are 2 studies showing NO ruptures in women with chromic sutures

Attorney says Birddogs are illegal
ballkleider Pair them with a plain shirt or tank top

More Wentworth Miller Gay Rumors
cool math games next greatest camera season 15 situation 8