UFU – Gestores participam de evento sobre internacionalização na Espanha

‘Estudiar en Brasil’ foi organizado pela Embaixada brasileira

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Carlos Henrique de Carvalho, e o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Waldenor Barros Moraes Filho, participaram do evento “Estudiar en Brasil”, nos dias 18 e 19 de setembro, em Madri, na Espanha.

O evento foi organizado conjuntamente pela Embaixada do Brasil na Espanha e pela Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai) e contou com a presença de representantes de aproximadamente 30 universidades espanholas e 30 brasileiras, entre públicas e particulares.

Segundo Carvalho, discutiu-se uma internacionalização de mão dupla. As instituições do Brasil vão receber alunos espanhóis e fornecer uma infraestrutura básica, como moradia, alimentação e apoio na adaptação à cultura institucional. As universidades espanholas se responsabilizarão pelas passagens. Em contrapartida, o mesmo será dado na Espanha aos alunos e professores brasileiros enviados pelas universidades daqui.

O objetivo é “que as parcerias não sejam feitas apenas na forma de intercâmbios culturais, mas que sejam vinculados a determinados grupos de pesquisa e isso possa resultar em um produto efetivo”, afirma o pró-reitor.

Carvalho e Moraes dialogaram com representantes de universidades espanholas interessadas em negociar convênios com a UFU. “Fizemos muitos contatos preliminares e algumas áreas foram sinalizadas como sendo de interesse, mais voltadas para a área tecnológica”, diz o pró-reitor. “O modelo de pós-graduação deles é diferente, porque eles não têm programas, eles têm cursos que funcionam mediante a demanda. Eles ficaram interessados na perenidade dos nossos cursos”, relata Carvalho.

O evento foi um pré-contato antes da divulgação do edital de internacionalização da Capes.