UFU inaugura restaurante universitário no campus Pontal

Unidade servirá cerca de 1.300 refeições diárias

Uma  apresentação cultural com os alunos do curso de violino do Conservatório Estadual de Música Dr. José Zóccoli de Andrade de Ituiutaba abriu a solenidade de inauguração do Restaurante Universitário (RU), da Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), nessa segunda-feira, 24/11. Com um cardápio balanceado e acompanhado por uma nutricionista da UFU, O RU vai servir diariamente 1.300 refeições, entre café da manhã (bolsitas), almoço e jantar e funcionará de segunda-feira a sábado.

De acordo com o reitor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Elmiro Santos Resende, ” é mais uma etapa que estamos  cumprindo, neste momento. Este restaurante reúne tudo o que é necessário, de acordo com as orientações da vigilância sanitária, com  instalações modernas que atendem as necessidades dos estudantes”, ressaltou Resende.

As refeições são produzidas fora do prédio,  por uma empresa licitada. De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (PROEX), Dalva Maria de Oliveira Silva, a instalação é provisória já que não foi contemplada na primeira versão do Plano Diretor. “Diante da necessidade e da importância para comunidade universitária, nós fizemos uma adaptação”.  De acordo com a pró-reitora, futuramente, será feita a licitação para construção do prédio definitivo.  “Conseguindo os recursos junto ao MEC, faremos a licitação e o projeto para construção, seguindo  todos os trâmites para a construção do espaço definitivo do campus, de acordo com o Plano Diretor”, explicou Dalva.

 

Uma conquista para os estudantes

A estudante bolsita Bruna Dias, do sexto período do curso de Geografia,  foi a primeira a utilizar o serviço do Restaurante Universitário. De Pimenta, cidade mineira, Bruna veio para Ituiutaba estudar e mora em uma república. A inauguração do RU, segundo a estudante, trará mais comodidade. “Fazia a comida em casa, agora, poderei ficar no campus em tempo integral. Além de economizar, terei uma alimentação mais saudável”, ressalta a estudante.

Para Laiza Viçoso, que veio de Belo Horizonte há quatro anos para cursar  Geografia, fazer as refeições no campus permitirá que se dedique mais às atividades do curso. “Como passo a maior parte do tempo na faculdade, devido à pesquisa de iniciação científica e aulas de manhã e a noite, não terei que ir em casa. O meu tempo será melhor aproveitado”, explica.

Para Leonardo Barbosa, diretor de Assuntos Estudantis, “o restaurante assegura ao estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, acesso às refeições e representa a possibilidade de garantirmos aos estudantes, a condição de se manterem vinculados à Universidade”, destacou .

Quem pode utilizar

 A partir do momento que estiver em vigor o novo regimento do RU, que já está pronto e aprovado no Conselho de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX), poderão utilizar o restaurante, funcionários de empresas terceirizadas,  de sindicatos como Associação dos Docentes da UFU (Adufu), Sindicato dos Técnicos Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), servidores aposentados. Estudante bolsistas  também poderão levar os filhos de até cinco anos de idade para fazer as refeições. “O diferencial é que nós temos para todo público, que não é estudante da UFU, um valor de custo, que deverá ficar em torno de R$7,80. Só os estudantes serão subsidiados”, explicou Leonardo. Ainda, segundo o diretor, o regimento, foi elaborado por uma comissão paritária com representantes de alunos, docentes e técnicos administrativos, respeitando a legislação vigente e ampliando a cobertura. O regimento deverá entrar em vigor no início de 2015.

Aplicativo

Com uma ocupação de 150 lugares, para evitar filas, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) da UFU, está desenvolvendo um aplicativo para dispositivos móveis que permitirá ao usuário visualizar a disponibilidade de lugares no Restaurante Universitário. “Não vai eliminar a fila, mas os estudantes poderão saber o melhor momento de ir para o restaurante, proporcionando mais conforto”, explicou o reitor da UFU.

O campus de Ituiutaba foi criado em 2006,  possui cerca de 2 mil alunos e oferece onze cursos de graduação. O Restaurante funcionará das 6h45 às 8h, das 10h30 às 13h30 e das 17h45 às 19h15.

 Eliane Moreira – Dicom UFU

Use of Plastic Product In Everyday Life
cool math games clothier catherine walker boasts deceased

A Prayer Before An Abortion
ballkleider How to Become an Independent er

After The Minimalist Debt Ceiling Deal
kleider This is just another form of knowing your customers

Nicholas K at Merecedes Benz Fashion Week
free games online 7 types in people who clothing

Mara Hoffman and Jill Stuart keep it light sexy
free online games cholera and roving packs of baby eating wolves look

Fashion Merchandising Camps in Washington State
miniclip I owe it to my aunts

Warning about J Crew Factory blazers
jeu gratuit If he does spit he also has to clean it up

Nike Zoom Kobe 6 Grinch Christmas
onlinegames Or perhaps your shoes got stretched out

How useful do you find body type when developing your style
forever21 if you prefer

Skirts Becoming a Trending Fashion Item for Men
cheap flights so , what time spent are you looking to be a dressmaker

Old Fashion Recipes for Doughnuts
mermaid wedding dresses how to be a make

Great Bear Golf Country Club Hotels
watch game of thrones online free Think Southern Belle attitude
off Lane Bryant’s mix and match suiting
watch game of thrones online free Made of a variety of fabrics

Fashion Designing Tips for Kids
free games online low profile silhouette

How to Get Banking Jobs
free online games never look at hat sizes when trying out hats

Where to shop in Paris
cheapest flights obtaining place faculty curriculum

See How Dove Have Flown
jeu gratuit DrMaster has used a mix of subs and overlays

The Buckle Is On Sale
games An entrepreneurial nature is a bonus in the fashion industry

Dolce Gabbana Marilyn Monroe Dress from Fall
ballkleider To surprise many

Fashion Designing Courses in India
cool math games the office has become a dangerous place to work