UFU inclui Uberlândia no mapa do Dia Mundial da Saúde Única

Evento ‘One Health Day’ é realizado em todo o planeta há quatro anos; oito cidades brasileiras participaram da programação desta edição

Iniciado em 2016 pela One Health Commission, a One Health Platform e a One Health Initiative Team, o International One Health Day – em português, “Dia Internacional da Saúde Única” – é comemorado mundialmente no dia 3 de novembro. Em linhas gerais, a campanha foi projetada para envolver o maior número de pessoas, de todas as áreas possíveis, nos eventos de educação e conscientização da Saúde Única e gerar um conjunto inspirador de projetos em todo o mundo.

“Trata-se de uma iniciativa pensada visando à construção de uma ponte para a comunicação entre profissionais de diferentes áreas de conhecimento para criar uma abordagem integrativa para os desafios da saúde planetária”, explica o professor Stefan Vilges de Oliveira, epidemiologista do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Famed/UFU) e responsável pela mediação do ciclo de palestras que foram realizadas no Auditório 8C do Campus Umuarama, na última terça-feira, dia 5.

O evento na UFU foi um dos oito que ocorreram no Brasil por ocasião da campanha mundial; todos, devidamente cadastrados na Plataforma Global de Saúde Única. “A nossa instituição está sendo pioneira no estado de Minas Gerais no debate da Saúde Única, ou seja, o ‘One Health Day 2019 Uberlândia’ foi a primeira ação integrada mundialmente para debater a Saúde Única no nosso município e em Minas. Nesse dia, os profissionais de diversas áreas de conhecimento, reunidos com a comunidade acadêmica, discutiram esta temática sobre a perspectiva integrativa que pode ser aplicada em seu cotidiano”, relata Oliveira.

Participaram da programação em Uberlândia os seguintes palestrantes: a médica veterinária Graziela Tolezano Pascoli (“Saúde Única: novas abordagens para antigos desafios”); o médico de família e comunidade Henrique Cardoso Marcene (“Saúde Planetária sob a ótica ambiental”); a bióloga Vanessa do Nascimento Ramos (“Ecologia e Saúde Única na pesquisa parasita e hospedeiro”); e o médico veterinário Sady Alexis Valdez (“Quais riscos os agrotóxicos trazem aos animais”).

Na avaliação do mediador, o evento teve um saldo altamente positivo e os profissionais buscaram apresentar formas para melhorar a saúde e o bem-estar humano, animal e ambiental, promovendo a conscientização e a compreensão do conceito Saúde Única.  “Também foram pontos de discussão a necessidade de expandir uma rede transdisciplinar dentro da UFU e entender a diversidade das ciências e a perspectivas da Saúde Única, construindo redes de informações e comunicação que ofereçam oportunidades nacionais e internacionais de colaboração entre as disciplinas relacionadas à saúde e meio ambiente”, acrescenta o epidemiologista da Famed.

Confira, nas imagens abaixo, alguns momentos do “One Health Day 2019 Uberlândia”.