UFU inicia boas-vindas a novos alunos

UFU inicia boas-vindas a novos alunos

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) já começou as atividades de acolhimento aos ingressantes do segundo semestre. Desde quarta-feira, dia 28 de julho, quando começou o período de matrículas, integrantes da Comissão Permanente de Recepção aos Discentes estão realizando palestras dirigidas a pais dos novos alunos. Nos dias 9, 11 e 14 de agosto também estão programadas atividades de boas-vindas.

Nesta sexta-feira terminam as palestras iniciais, nas quais os pais de alunos recebem orientações básicas sobre a política de assistência estudantil que visa a permanência do aluno na Instituição e a conclusão do curso, como o apoio psicológico, bolsas, auxílios e outros benefícios. “Estamos fazendo essa recepção humanizada para que os alunos sejam recebidos de uma forma digna”, disse a presidente da Comissão, Maria de Fátima Oliveira, da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis.

Durante as palestras também são fornecidas orientações sobre doação de sangue, visando o “trote solidário”, tradicionalmente organizado por alunos veteranos. “Tem que ser assim, com informação, com orientação”, explica Oliveira.

Para Reginaldo da Silva, pai de um ingressante no curso de Odontologia e morador de Aparecida de Goiânia (GO), o trabalho é “muito interessante”. “Devido ao fato de morar longe, a gente fica meio perdido”, afirma Silva.

No dia 9 de agosto, quando se iniciam as aulas, no início de cada turno equipes de apoio estarão nas portarias dos campi passando informações para os ingressantes. No dia 11, às 19h30, no Centro de Convivência do Campus Santa Mônica acontecerá o “Encontro de Boas-Vindas”. Nele, alunos e familiares serão recebidos pelo reitor, Alfredo Julio Fernandes Neto e assistirão a um vídeo institucional e apresentações culturais.

Na manhã do sábado, dia 14, uma Caminhada Ecológica — também aberta a veteranos —, seguida de café da manhã e atividades recreativas e esportivas, fecha a programação. Os participantes percorrerão o trecho do Campus Umuarama ao Campus da Educação Física, cerca de  4,5 km. Eles receberão camiseta, mudas de árvores e canecas ecológicas. Mais informações podem ser obtidas no endereço eletrônico www.boasvindas.ufu.br.

Compartilhar