UFU – O Conselho Universitário decide adiar a decisão da pré-adesão à Ebserh

Nesta sexta-feira, 10, às 14 horas, o Conselho Universitário se reuniu para apreciar e deliberar sobre a recomendação do Ministério Público (MP) relativo à pré-adesão à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e da situação do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC/UFU). Na ocasião, estiveram reunidos também os representantes dos alunos, dos professores, dos técnicos administrativos e dos sindicatos. Os conselheiros decidiram depois de um intenso debate, discussão a proposta de formular um documento em resposta à recomendação do Ministério Público (MP) que contenha diagnóstico, situação e demandas do HC.

Ainda nesta resposta, foi sugerido que o MP se torne parceiro da instituição, e, neste sentido, cobre do Ministério da Saúde, Ministério da Educação, do Governo de Minas e da Prefeitura de Uberlândia ações concretas para que uma política de saúde nacional seja efetiva e cumpra o que demanda a Constituição Federal que é dever do Estado que o cidadão tenha assegurado o seu direito à saúde. Para tanto, é patente a necessidade de ampliação das verbas e recursos já ratificados por convênios assinados entre a UFU, o SUS, a Prefeitura Municipal e a Ebserh.

Foi colocado pelo Consun, quatro passos para o esclarecimento da deliberação da pauta: avaliar com mais segurança as implicações para a UFU e para a comunidade regional, sobre a pré-adesão à Ebserh; pré-adesão; pré-contrato; contrato.

Instituições de representação estiveram presentes durante toda a reunião, entre elas: diretórios acadêmicos, Diretório Central dos Estudantes (DCE), União Nacional dos Estudantes (UNE), Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições Federais de Ensino Superior de Uberlândia (Sintet), Federação de Sindicatos de Trabalhadores em Educação das Universidades Brasileiras (Fasubra) para expor seus pontos de vista.

A maior preocupação entre os participantes foi sobre a autonomia da universidade e de sua responsabilidade na adesão à empresa.

Opiniões dos participantes

Segundo Camila Souza, diretora do Pleno de Universidades Públicas da União Nacional dos Estudantes (UNE), a entidade se manifesta contrária à adesão da UFU à Ebserh, pois em termos gerais, para eles, a lógica de privatização dos hospitais universitários é uma afronta a autonomia da universidade. A Fasubra também se manifestou contrária. Paulo Henrique Rodrigues Santos, coordenador-geral da federação acrescenta que com a adesão o hospital passa a ser administrado segundo um projeto empresarial e não segundo os objetivos da universidade, em atenção as suas necessidades acadêmicas, de pesquisa e extensão. Para ele, o Governo do Estado e as prefeituras também deveriam se preocupar em investir no serviço prestado a saúde da população, “sem isso, sempre haverá crise nos hospitais de clinicas das universidades”, conclui o sindicalista.

É necessário informar a população dos riscos que traz a Ebserh, pois todas as experiências com a empresa estão morosas e não funcionam conforme contratado, observa Silnando S. Ferreira, coordenador-geral do Sintet. Gabriela Araújo Souza, estudante de Ciências Sociais da UFU, também contra a Ebserh, pontua que o problema de subfinaciamento, não é somente dos hospitais universitários, mas de todos os hospitais brasileiros. “É necessário que o Governo Federal invista mais em saúde. O SUS tem que ser 100% público e gerido pelo Estado Brasileiro”, finaliza a estudante.

DIRCO UFU

Panama Hats symbol of excellence
watch game of thrones online free Where buying cashmere was not an option

Fashion for Sport Relief Designs
free games online Not all of Effie’s outfits are dresses

Cigar Box Guitars Make Music Fun and Accessible
online games Limited human studies have also found no increase in birth defects

Australian Online Featured Food and Fashion Vouchers
cheap wedding dresses meshy tulle bust accents subtly play up your curves

Inch Netbook Ivory Reviews Compare Prices
cheapest flights old rest of the world utilize

Get Stylish Clothes for Less When Shopping for Wholesale Fashion Clothing
forever21 In chart 2 we see that IT

Principal Elements of Fashion Design
onlinegames how to appear fashionable preppy

Kim Kardashian World Photos Video Style and Fashion Divorce
jeux fr Coast Highway 101