UFU promove “Fórum de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde”

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) promove entre os dias 28 e 30 de novembro o 2º  Fórum de Residência Multiprofissional em Área Profissional da Saúde. O evento vai discutir adequações da formação e valorização da residência para superara os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

RESIDÊNCIA MULTIPROFISISONAL EM SAÚDE – Você conhece?

 

Há diferenças entre Residência Multiprofissional, Residência Médica e

em Área Profissional de Saúde?

Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, a residência médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos sob a forma de curso de especialização e pelo seu tempo de existência, 36 anos, é mais conhecida entre nós. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos.

Enfim, surge em 2005 as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129, as quais são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais, e abrangem as profissões da área da saúde, a saber: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Desta forma, caracteriza-se como Residência Multiprofissional em Saúde o programa que for constituído por, no mínimo, 03 (três) profissões da saúde. Por sua vez, caracteriza-se como Residência em Área Profissional da Saúde o programa que for constituído somente por uma profissão da saúde.

A Residência, por definição, é uma modalidade de ensino em nível de pós-graduação lato sensu, que se caracteriza como treinamento em serviço sob supervisão de profissionais habilitados.

Por sua vez, a Residência multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia iniciou-se em 2010, sendo originada do esforço conjunto entre um grupo de docentes dos cursos relacionados a saúde da UFU e dos profissionais do Hospital de clínicas interessados na proposta do MEC de desenvolvimento de um curso de pós graduação com foco no trabalho multidisciplinar e na formação em serviço com o objetivo de desenvolvimento de atores capazes de enfrentar e superar os desafios dos SUS.

O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia-MG segue as recomendações do MEC desenvolve regime de tempo integral (60 horas semanais), abrangendo conteúdos teóricos e práticos dirigidos para cada programa/área de concentração ao qual se destina.

Para maiores informações acesse o Portal do MEC – http://portal.mec.gov

 

Você sabe quais são os Programas e os Profissionais de Saúde que participam da Residência Multiprofissional em Saúde da UFU?

A Residência Multiprofissional em Saúde constitui-se em sete áreas de concentração ou programas e abriga a seguinte quantidade de vagas por categoria profissional:

  1. Atenção ao Paciente em Estado Crítico (12 vagas), sendo: Enfermagem (3), odontologia (1), Psicologia (2), Serviço Social (2), Nutrição (1) e Fisioterapia (3).
  2. Atenção em Nutrição Clínica (3 vagas), sendo: – Enfermagem (1), Nutrição (1) e Psicologia (1).
  3. Atenção em Oncologia (6 vagas), sendo:  Enfermagem (1), Psicologia (1),  Farmácia (1),  Odontologia (1),  Serviço Social (1)  e Nutrição (1).
  4. Atenção em Saúde Coletiva (6 vagas), sendo: Odontologia (2), psicologia (2) e Enfermagem (2).
  5. Atenção em Saúde da Criança (3 vagas), sendo: Enfermagem (1) , Fisioterapia (1)  e Nutrição (1).
  6. Atenção em Saúde Mental (6 vagas), sendo: Enfermagem (2) , psicologia (2)  e Serviço Social (2).
  7. Atenção Integral ao Paciente com Necessidades Especiais (8 vagas), sendo: Enfermagem (2), Odontologia (3), Fisioterapia (2) e Nutrição (1).

Corresponde a 44 vagas no total para a Multiprofissional, 3 vagas para a bucomaxilofacial e 18 para veterinária, os dois últimos programas de residência em área profissional da saúde.

Os ingressantes são selecionados a partir de concurso público para preenchimento das vagas, anualmente, geralmente nos meses de novembro, dezembro ou janeiro. A previsão é que o concurso próximo concurso ocorrerá no mês de Janeiro/2014. Os aprovados tem bolsa financiada pelo MEC.

Onde eles atuam – Residência Multiprofissional e em Área profissional de Saúde?

Hospital das Clínicas da UFU; Hospital Odontológico; Hospital Veterinário; Rede Municipal do SUS em Uberlândia e Capinópolis; e demais Organizações de Saúde.

 

Quais são os benefícios para a comunidade?

São vários os benefícios, destacando-se:

  • Proporcionar profissionais de saúde preparados e qualificados para a gestão/atenção dos serviços de saúde, atuando na promoção e proteção da saúde e prevenção de agravos e o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, orientados pelos princípios e diretrizes do SUS e a partir das necessidades e realidades loco regionais;
  • Fomentar a pesquisa a partir da ação e dos que a fazem acontecer para integrar o conhecimento teórico com a vivência prática a partir do método científico;
  • Propiciar a vivência do trabalho em equipe através uma postura ética e humanizada, com compromisso e responsabilidade no trabalho coletivo em saúde na perspectiva da atenção integral e resolutiva;
  • Reforçar a humanização enquanto prática cotidiana e relacional aprendendo a reconhecer as particularidades, singularidades e participação de todos os envolvidos;

 

Caso você queira saber mais…

 Participe do 2º Fórum da Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade Federal de Uberlândia-MG: adequação da formação e valorização profissional para superar os desafios do SUS, em Uberlândia nos dias 28, 29 e 30/novembro/2013.

Informações e Inscrições (vagas limitadas): www.frm.famed.ufu.br

 

Profa Dra. Liliane Tannús

Coordenação Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coleiva/UFU

Profa Dra. Juliana Pena Porto

Coordenação Residência Multiprofissional em Saúde/ UFU

 

fitting clothing but am wondering whether I might be going too far
watch game of thrones online free Your feet may be longer

What Are the Causes of a Frequently Pounding Heartbeat
free games online we have to understand how the subconscious works

A Brief Look at the Life of Mary Jane Watson
games online easy in order to your own body 30s

Top 10 Tips on Effective Forum Signature
cheap wedding dresses and even lists pricing

The Advantages of Being a Fashion Stylist
cheap flights Chances are you’re familiar with the name Versace

Lebron James Air Max VII Shoes With Unique Style
free online games old fashioned abolish doughnuts food

You Can Find Comfortable Shoes
jeux Batik bed cover

Nicole Scherzinger is a knockout at Men In Black 3 Berlin premiere
ballkleider It has free Wi Fi