UFV cria Programa para fortalecer a pós-graduação

A UFV acaba de lançar um edital para fortalecer os programas de pós-graduação que têm conceitos 3 e 4 nas   avaliações da Capes. O programa foi chamado de FORTIS e foi lançado durante o Seminário de Pesquisa e Pós-Graduação realizado dia 15 de outubro, com a presença do Presidente da Fapemig, Mário Neto, da reitoraNilda de Fátima Soares, do vice-reitor Demetrius David de Souza, dos diretores dos Centros de Ciências da UFV, dos coordenadores de pós-graduação de vários Departamentos dos três campi e de professores e alunos de pós-graduação.

O financiamento para o programa Fortis será dividido igualmente entre a Fapemig e a UFV e deve aportar cerca de R$ 3,5 milhões para apoiar o fortalecimento de 12 dos 23 programas que ainda têm conceitos 3 e 4 na UFV. Segundo a reitora Nilda de Fátima Soares, o Programa Fortis é pioneiro na Instituição e irá atender às demandas dos programas 3 e 4 contribuindo para o fortalecimento da pós-graduação na UFV e elevando a qualidade pesquisas. Para o presidente da Fapemig Mário Neto, se a UFV conquistar a meta do fortalecimento dos programas, o modelo deverá ser estendido a outras universidades sediadas em Minas Gerais.

O Programa concede bolsas e recursos para material permanente e de consumo, material bibliográfico, serviços de terceiros e tradução para artigos científicos. Para concorrer, os responsáveis pelos programas terão que elaborar propostas que indiquem o potencial de melhoria e estabelecer estratégias de ações para resolver os problemas apresentados pelos coordenadores à PPG, inclusive os de gestão de cada curso. As propostas serão avaliadas e selecionadas por uma comissão externa à UFV. O cronograma de ações será acompanhado pela PPG e os programas deverão, entre outras coisas, desenvolver sites bilingues sobre a oferta dos cursos e melhorar a qualidade de teses, dissertações e publicações. O FORTIS terá duração de 36 meses, exatamente o prazo de uma nova avaliação da Capes.

A UFV possui, atualmente, 42 programa de pós-graduação. Durante a apresentação do Programa, o coordenador de pós-graduação da PPG/UFV, Ângelo Pallini explicou que o edital vai atender às demandas dos cursos que normalmente não são apoiados pelas agências de fomento nacionais,por isso o FORTIS é um programa inédito. “Vamos fortalecer os que mais precisam de apoio, disse o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Eduardo Mizubuti. A iniciativa foi muito bem avaliada pelos pesquisadores e professores. Para a coordenadora do Programa de pos-graduação em Biologia Animal da UFV, Gisele Del Giudice, os cursos mais novos precisam deste tipo de incentivo para melhorarem. “Não são apenas os recursos, mas há a proposta de uma metodologia que vai orientar o trabalho do programa e isso tem tudo para dar certo”, disse ela.

Simone Maria de Moraes, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Matemática disse que o aumento no número de bolsas e as verbas vão estimular professores e orientadores na melhoria dos programas. Para a reitora da UFV, Nilda de Fátima Soares, Viçosa inova mais uma vez para fortalecer a sua pós-graduação. “ Fizemos a primeira dissertação de mestrado do país, fomos os primeiros a investir na internacionalização e agora inovamos com um programa que usa recursos próprios para estimular os que mais precisam de apoio. Isso com certeza vai se refletir na melhoria da nossa pós-graduação”, disse a reitora.

O edital do programa está disponível no site da PPG (www.ppg.ufv.br)

 

 

How to choose the best CAD drafting service provider
free games online camelback statehome in the ancient citie tempe

Bring Mom’s wish list to Kohl’s on Friday or Saturday
games online general manager of ING International AD

stories for the week of Sept
cheap prom dresses Pay Scale for High Fashion Modeling

Angel Sanchez’s Religious Runway Experience And Fanny
forever 21 I will say

Top Spring Fashion Tips When You Are On A Lean Budget
free online games Day 8 in a nutshell

Myer Big Is Beautiful show for plus size fashionistas
miniclip you’re good to go

Is Lack of Sex the Main Reason For Divorce
kleider Many designers prefer water color pencils

Diversity News Magazine Announces Media Partnership with L
games WWD WWD Women’s Wear Daily newspaper