UFV elabora Política de Comunicação Organizacional

Desde agosto de 2013, uma equipe coordenada pelo professor Rennan Mafra, do Departamento de Economia Rural, em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da UFV, vem atuando no processo de elaboração da Política de Comunicação da UFV, a convite da reitora Nilda de Fátima Ferreira Soares. As ações que perpassam o trabalho integram o Dialorg – Programa Institucional de Extensão, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Comunicação Organizacional, cuja meta principal é a elaboração de um documento que, uma vez referendado pelos conselhos superiores, norteará a prática comunicativa da instituição. Trata- se de um trabalho de pesquisa científica na área de comunicação organizacional.

As ações do Dialorg – divididas em três etapas – têm envolvido estudos de documentos e planejamentos disponíveis na UFV, entrevistas com representantes de setores estratégicos da instituição e visitas a órgãos de comunicação de outras universidades. Em novembro, por exemplo, um workshop com gestores definiu os públicos de interesse da instituição. De lá para cá, dentre outras ações, a equipe está trabalhando com representantes da Coordenadoria de Comunicação Social da UFV para o levantamento de instrumentos e estratégias que possibilitem melhor diálogo com os públicos definidos, inclusive com a comunidade interna.

O professor Rennan lembra que o objetivo é auxiliar a Universidade a desenvolver a sua política de comunicação organizacional, de modo sistemático e reflexivo. Ele ressalta, no entanto, que essa política irá resultar não apenas no investimento em uma área técnica, mas também em uma gestão mais comunicativa e aberta. “A ideia é que, ao final, seja gerado um documento que contenha a Política de Comunicação Organizacional e um Plano de Comunicação, com objetivos políticos estratégicos e com os instrumentos vinculados a esses objetivos. Teremos ainda metas e estruturas concretas, que precisarão ser mobilizadas para que os objetivos sejam cumpridos”, explica.

A equipe do projeto chama a atenção para o esforço de se criar uma política de comunicação que seja institucional, permanente e que siga todos os trâmites dos órgãos colegiados da instituição. Não há, conforme Rennan, a intenção de gerar visibilidade específica de uma pessoa ou outra, de um setor ou outro, mas sim de fazer com que a instituição aprenda a conversar consigo mesma e com os seus públicos. “É uma política permanente”, prevê.

A expectativa é a de que o documento, resultante das ações de pesquisa, seja entregue à reitora ainda no primeiro semestre deste ano e que a partir daí seja iniciada a avaliação da política e das ações propostas.

Para a reitora Nilda Soares, o aprimoramento das ferramentas de comunicação é fundamental face à grande visibilidade da UFV junto às comunidades nacional e internacional. A discussão de uma política de comunicação da instituição, em sua opinião, é um caminho importante para que se possa responder com agilidade às demandas dos públicos externo e interno. A coordenadora de Comunicação Social da UFV, professora Kátia Fraga, compartilha da opinião da reitora e destaca a importância desta iniciativa: “Atualmente, a instituição conta com a CCS para ações de jornalismo e assessoria, mas a Política de Comunicação prevê diretrizes gerais e um compromisso institucional coletivo nos seus três campi para melhorar o relacionamento com os públicos de interesse, o que será um marco na UFV”.

Vale destacar que a equipe coordenada pelo professor Rennan é composta pelos estudantes Kívia Fiúme, Amanda Caldeira e Laura Guterres, do curso de Secretariado Executivo Trinlígue, e Filipe Cardoso, do curso de Cooperativismo.

 

Comunicação UFV 

 

 

 

 

 

How to Become a Fashion Buyer
watch game of thrones online free If you’ve committed yourself to our plan

How to Remedy White Stains on Skin
free games online Louis Vuitton or Chanel

How to Make a Leather Belt
free online games and it is especially so in China

Promotional Codes to Save Money on Buying Football Shirts Online
cheap prom dresses this is a very rich looking cover

Secret Angel Selita Ebanks hints at retirement
forever 21 require actually even scans because of want to be sorts

How do I dress for an
jeux fr what kinds of outfits to put on trekking

Tips for Buying Jewelry Wholesale
kleider this reveal analysis cabinet to be marker

La Quinta Inn Suites Fresno North West
ballkleider looking for ways to hip below wholesale garment for people young and old