UFV participa de fórum sobre cooperação entre Brasil e países da África

Professora Simone Guimarães (2ª da dir. à esq) durante durante painel

A UFV foi a única universidade presente no 6th Forum Brazil-Africa, realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, em Salvador (BA). No evento que teve como objetivo discutir potencialidades de cooperação entre o Brasil e países da África, a Universidade foi representada pela professora Simone Facioni Guimarães, do Departamento de Zootecnia e uma das gestoras do Programa Institucional de Internacionalização (Print).

A UFV participou do painel Brazil-Africa Agribusiness and Innovation Network (Brain), oportunidade em que a professora Simone citou as áreas relacionadas com a agricultura nas quais a universidade pode contribuir para a formação de jovens africanos. O painel foi realizado pelo Forum for Agriculture Research in Africa (Fara), organização que há anos desenvolve cooperação com inúmeros países e instituições mundiais levando tecnologia e treinamento agrícola à África.

As atividades propostas entre o Fara e a UFV envolvem o estabelecimento de ações para o treinamento de estudantes e profissionais incluindo a assinatura de acordos de cooperação bilaterais. Além da professora da Universidade, o painel teve como participantes o príncipe Oyewole Oyewumi, comissário para a Agricultura da Nigéria; a especialista técnica da International Fund for Agricultural Development (Ifad), Ama Brandford-Arthur; a representante no Brasil na comunidade econômica dos estados da África Ocidental (Ecowas), Silvana Saraiva; a diretora executiva para Micro Empresas do Bank of Industry – Nigéria, Toyin Adeniji; a embaixadora de Gana no Brasil, Abena Pokua Adompim Busia; o diretor Executivo da Fara, Yemi Akiunbamijo; e Abdulrazak Ibrahim, da Diretoria de Relações Internacionais da Fara.