UFV – Programa Fantástico destaca pesquisas realizadas nos Andes

O programa Fantástico, da Rede Globo, produziu uma reportagem no último domingo, dia 11, sobre os impactos das mudanças climáticas na vida das pessoas na América Latina. A matéria destacou o resultado do trabalho de pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) que integram o Proantar – Programa Antártico Brasileiro, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) e responsável pela maior rede de monitoramento de solos gelados do mundo na Antártica.

Além das expedições anuais ao continente gelado, os pesquisadores do Departamento de Solos da UFV, liderados pelo professor Carlos Ernesto Schaefer, instalam e monitoram sensores espalhados nas altas montanhas dos Andes no Equador, Peru, Bolívia, Chile e Argentina. O objetivo é coletar dados para pesquisas que mostram como os solos cobertos de gelo e chamados de permafrost estão derretendo. O monitoramento de permafrost ajuda a compreender as tendências e os efeitos das mudanças no clima em todo o planeta e as possíveis alterações no nível dos oceanos. A UFV também sedia o Terrantar, um dos cinco núcleos que integram o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera. Em 18 anos de expedições à Antártica e, mais recentemente aos Andes, a UFV já formou dezenas de pesquisadores que compõem o maior grupo de doutores em ciências polares em atividade no Brasil.

As pesquisas realizadas pela UFV comprovam que nos últimos anos a temperatura nas montanhas mais altas da cordilheira dos Andes está cerca de quatro graus acima do esperado para aquela região. “Estimamos que todo o gelo de permafrost e das altas montanhas será extinto até a metade deste século”, afirmou o professor Schaefer. O aquecimento acelerado, segundo os pesquisadores, já está afetando o abastecimento de água em bacias que dependem da água vinda do degelo das montanhas. Pelo menos 99% das geleiras tropicais se concentram no Peru, Bolívia, Colômbia e parte do Equador. Nestes países, vivem cerca de 75 milhões de pessoas que precisam da água formada pelo derretimento do gelo. Na reportagem exibida pelo Fantástico, os pesquisadores Carlos Schaefer e Eduardo Senra mostram como o degelo dos solos dos Andes já está afetando a agricultura e, em breve, vai se transformar em um problema geopolítico para a América Latina, com processos migratórios intensos em busca de água e comida para a sobrevivência.

Ainda segundo os pesquisadores, a Amazônia é a última bacia tropical do planeta que ainda possui volumes de neve e gelo nas suas montanhas, mas que irão desaparecer completamente nos próximos anos.