UFV – Universidade conclui primeira etapa do VI Ciclo de Autoavaliação Institucional

A Comissão Própria de Avaliação da UFV (CPA) apresentou ao Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário (Consu), nos dias 10 e 12 de março, respectivamente, o relatório da primeira etapa do VI Ciclo de Autoavaliação Institucional da Universidade.

O relatório, disponível em www.cpa.ufv.br, apresenta a continuidade do relato sobre a evolução do processo de avaliação de cursos na UFV, tendo como ponto de partida as atividades descritas no relatório da segunda etapa do V Ciclo de Autoavaliação Institucional, os relatos de entrevistas com gestores e o mapeamento de avaliações realizadas na Universidade.

A Comissão ressalta que essa etapa foi marcada pelo empenho para o aprimoramento do processo avaliativo com os objetivos de torná-lo “mais capilarizado, integrado e contínuo, ao promover a sensibilização dos gestores para a consolidação da cultura de autoavaliação”.

A segunda etapa do VI Ciclo será realizada em 2020, com o início da aplicação do questionário de autoavaliação institucional nos três campi da UFV, ainda no primeiro semestre. Para a etapa final, em 2021, a CPA-UFV planeja levantar as ações implementadas a partir dos resultados da pesquisa.

Vale lembrar que a comissão atua desde 2004, quando foi inicialmente composta no âmbito da Lei 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para melhorar a qualidade da educação superior no país. A CPA é composta por representantes dos professores, estudantes, servidores técnico-administrativos e membros da sociedade civil organizada, tanto no campus Viçosa, quanto nos campi Florestal e Rio Paranaíba.

Divulgação Institucional – campus Viçosa