UFVJM – Grupo de Estudos do Pensamento Latino-Americano realiza encontro

UFVJM – Grupo de Estudos do Pensamento Latino-Americano realiza encontro

Na próxima segunda-feira (5/2), o Grupo de Estudos do Pensamento Latino-Americano (GEPLA) realizará um encontro de apresentação da dinâmica de trabalho do grupo e dos temas que serão estudados no primeiro semestre de 2018. O evento é aberto para participação de toda a comunidade acadêmica, especialmente para os calouros, estudantes de primeiros períodos. O encontro será às 19h, no auditório do Núcleo Integrado de Pesquisa (Nipe).

De acordo com o professor José Carlos Freire, integrante da coordenação do GEPLA, a realização do evento é importante para fomentar a pesquisa e extensão no Campus do Mucuri.

“Consideramos fundamental que os grupos de pesquisa, estudo e extensão do Campus do Mucuri façam esse trabalho no início de cada ano ou semestre para que os(as) calouros(as) já tomem contato e possam, de acordo com as afinidades, escolher o melhor espaço para suas ações de iniciação científica. Infelizmente é muito comum que o foco dos(as) estudantes esteja voltado para as aulas, para ensino, quando, na realidade, a experiência universitária deve envolver um conjunto de ações socioculturais para a formação integral”, destaca o professor.

GEPLA

Criado em 2011, o GEPLA tem como objetivo geral discutir aspectos como colonização, exploração, dependência e subdesenvolvimento nos processos de formação latino-americanos e brasileiros. Para isso, segundo o professor José Carlos, “o grupo busca realizar estudo crítico das diferentes lutas e movimentos revolucionários ou contestatórios da ordem colonial ou capitalista do continente. E, também, é importante a dimensão cultural, em especial a música e a literatura latino-americana, como elementos de debate e vivência”.

Em 2018, os encontros de estudo do GEPLA terão início no mês de fevereiro e estão previstos para acontecerem quinzenalmente, às quintas-feiras, no período da tarde, no Campus do Mucuri. Além de professores e alunos de qualquer curso, o grupo é aberto para a participação de toda a comunidade da UFVJM e externa.

Compartilhar