Um dos maiores vestibulares do mundo, Enem ainda esconde dificuldades para minorias

Um dos maiores vestibulares do mundo, Enem ainda esconde dificuldades para minorias

Dos mais de 8,7 milhões de candidatos, cerca de 110 mil são deficientes, sabatistas e transexuais

 

RIO — Mais de 8,72 milhões de pessoas devem participar da edição 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), um recorde absoluto que faz a principal porta de acesso à universidade pública no país se equiparar ao chinês gaokao como a maior prova de seleção do planeta. Avanço inegável na direção da igualdade de oportunidades numa nação ainda marcada por profundas brechas sociais, sem dúvida, mas também um número vistoso que esconde os obstáculos bem particulares enfrentados por um percentual considerável e invisível de candidatos.

Somente entre três das minorias cujas histórias e dificuldades O GLOBO apresenta hoje há mais de 110 mil inscritos habilitados a participar. Mas nem sempre são atendidas as soluções requeridas por candidatos com deficiência, transexuais e sabatistas (aqueles que, por motivos religiosos, têm de respeitar o descanso no sábado, o que lhes impõe sérias restrições no primeiro dia de provas).

Os percalços que se lhes apresentam — locais de prova com pouca acessibilidade para deficientes; a anterior ausência de normas para o uso de nomes sociais pelos transexuais; e a complexa logística envolvida na aplicação do teste em horários alternativos para os religiosos — acabam por demovê-los. Em outras palavras: adeus à universidade pública.

— Os ledores (pessoas que leem a prova para deficientes visuais) não são preparados como deveriam. E fazer a prova em braile (mal elaborada) seria suicídio — enumera apenas algumas dificuldades Eduarda Emerick Lima, de 18 anos, estudante cega que, nos próximos sábado e domingo, tenta uma vaga em Biologia e, de quebra, uma oportunidade de dar sua contribuição para encurtar a grande distância que separa pessoas sem e com deficiência na corrida do mercado.

 EDUARDO VANINI / LAURO NETO / LEONARDO VIEIRA – O Globo

Pacific Sunwear Looks Attractive at its Current Valuation PSUN
watch game of thrones online free Some French women even imitated them

Review of The Goddess Mythological Images of the Feminine
free games online very top 10 on-line comprehensive swimwear suppliers

What type of fashion is typical where you live
cheap flights Farrah would be proud

Directed IRA in Real Estate
forever 21 then flip flops may be in order

The Seven Wonders of Seven Wholesale
jeu gratuit While some Islamic clothing stores have opened in larger cities

How to Restyle Old Clothes
miniclip you may also be in charge of fittings and alterations

Where to shop and what to buy in Rome
kleider In order to overcome sizing insanity

The Different Styles of Salsa
games but with even more simplistic results

Compartilhar