Um em cada cinco dispensam vaga da USP

Fuvest divulgou a segunda chamada de convocados para USP e Santa Casa. Matrículas ocorrem nesta quarta-feira, dia 15

A Fuvest divulgou nesta terça-feira, dia 14, uma nova lista de aprovados no vestibular 2012 com 2.373 nomes. Embora o número de alunos na lista seja menor que o do ano passado, quando 2.629 foram convocados, percentualmente o volume de estudantes que abriram mão de vaga da USP é maior.

Retirando os chamados para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, desistiram da vaga este ano 2307 candidatos, 21% dos 10.852 chamados em primeira chamada. Em 2011, entre os 2562 convocados para a USP (67 nomes da lista eram da Santa Casa) , 479 não tinham concluído o ensino médio, segundo esclarecimento publicado no site da universidade. Com isso, o porcentual de alunos que não se matriculou era de 19%, ou 2083 alunos.

O porcentual de desistência chama a atenção pela tradição da USP e por estar em crescimento. Em outras instituições renomadas, no entanto, a segunda chamada representa mais do que o dobro proporcinalmente. Na Universidade de Campinas (Unicamp) foram 45% convocados em segunda lista e na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) 42% das vagas ainda estavam ociosas na publicação da lista de espera.

Após polêmica em 2011, este ano a USP exigiu dos candidatos no momento da inscrição para o vestibular uma certificação para comprovar a conclusão do ensino médio. Segundo a Fuvest, esta medida deve evitar que a lista final tenha candidatos que não terminaram o colégio.

O índice de pessoas que desiste da vaga de medicina na Santa Casa é alto, de 66% em 2011 passou a 67% este ano.

Engenharia Civil de São Carlos, o curso mais concorrido da Fuvest 2012 teve sete desistências em 60 vagas (11,7%). Medicina, que era o segundo lugar, teve uma proporção maior de matriculados. Das 175 vagas, apenas quatro estavam disponíveis na segunda chamada (2%).

No curso com maior número de vagas, Letras, sobraram para a segunda chamada 168 dos 849 lugares iniciais (19,9%). O combinado Física, Meteorologia, Geofísica, Astronomia, Estatística e Matemática que também oferece 455 vagas, teve 130 convocados na segunda fase (28,57%).

Entre os menos concorridos, o novo curso de Saúde Pública, que só tinha 1,3 candidato por vaga não chamou ninguém na segunda fase o que indica que a USP preferiu deixar as vagas que sobraram ociosas. Já em Ciência da Atividade Física, na USP Leste, das 60 vagas, 37 não foram preenchidas na primeira fase (61%).

Matrícula
Os convocados para vagas na USP e na Santa Casa não preenchidas pelos classificados em primeira chamada devem fazer a matrícula nesta quarta-feira, dia 15. Se ainda restarem vagas após esta fase, uma terceira chamada será realizada no dia 18.

Para fazer a matrícula na USP, os estudantes devem portar os seguintes documentos em uma cópia, acompanhada dos originais ou de cópias autenticadas:
– certificado de conclusão de curso de Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar ou diploma de curso superior devidamente registrado (uma cópia);
– documento de identidade (uma cópia);
– foto 3×4, datada, com menos de um ano;

Para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo são necessárias duas cópias autenticadas de:
– prova de conclusão do Ensino Médio ou equivalente e respectivo histórico escolar;
– documento de identidade – RG;
– cadastro de pessoa física – CPF;
– duas fotos 3×4 recentes;

No momento da matrícula o candidato poderá optar por se inscrever no curso para o qual foi selecionado e não concorrer mais a vaga alguma, não fazer matrícula mas seguir concorrendo até a terceira chamada em outra opção indicada no ato da inscrição ou fazer a matrícula e mesmo assim manter o nome na disputa em outros cursos. Após as três chamadas, os estudantes devem confirmar a matrícula nos dias 5 e 6 de março. Quem não respeitar esse calendrário, perde a vaga.

A partir deste vestibular, os candidatos que não forem convocados até a terceira chamada ainda terão mais uma chance de manifestar interesse por vagas não preenchidas, por meio de um novo processo chamado “reescolha”. No dia 10 de março, a Fuvest divulgará pela internet (www.fuvest.br) quais vagas ainda estão disponíveis e a lista de candidatos habilitados a participar do processo. Os alunos têm, então, até o dia 12 para escolher até dois cursos para concorrer novamente.

A chamada do reescolha será divulgada no dia 14 de março, com matrícula no dia 16. Para esta quarta convocação, será levado em conta a média aritmética entre a nota da primeira fase e as notas das duas primeiras provas da segunda fase.