UnB – Conferência discute alternativas para uma nova educação

A quarta edição da Conferência Nacional de Alternativas para uma Nova Educação (Conane) acontece de quinta-feira (20) a sábado (22) na Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília. Com a temática Território de Diálogos, o evento reúne projetos e pesquisadores de todo o país. As inscrição é feita pela internet e custa R$ 108, valor que dá acesso à participação nos três dias e serve para custear o evento.

programação traz painéis temáticos, apresentações culturais, lançamento de livros, oficinas, rodas de conversa, mesas de debate. O evento é destinado a educadores, estudantes e interessados em discutir alternativas para nova educação no Brasil. Com foco na interculturalidade, o painel de abertura da quarta Conane tem a participação de Célia Xakriabá, ativista pelos direitos dos povos indígenas e primeira xakriabá a ingressar na pós-graduação, na UnB.

Outros painéis e atividades somam participação de quase 30 educadores de todas as regiões do país. A conferência também reúne 62 projetos selecionados para expor suas atividades, possibilitando a troca de ideias. Para estimular o diálogo e construção coletiva sobre temas não abordados na programação, o momento Espaço aberto dá aos participantes oportunidade para apresentar uma temática de interesse e conduzir o debate em torno do tema. Já nas Rodas Vivas, o diálogo é sobre temáticas sugeridas nas edições regionais da conferência.

SOBRE – Desde a primeira edição, em 2013, a Conane é organizada em parceria com Faculdade de Educação da UnB. O planejamento e a execução das atividades da conferência são realizados pelo Projeto Autonomia e pelo Projeto Semillero, atividades de extensão da FE. Várias outras instituições, universidades e escolas são parceiras da iniciativa.

Integrante da coordenação da Conane, a docente da FE Fátima Vidal aponta que a conferência tem se consolidado como “importante espaço de encontro de educadores e de diálogo entre as diferentes ações e perspectivas sobre como fortalecer a escola pública e projetos inovadores”. Vidal destaca que a quarta edição do evento se dedica a “fortalecer a construção de territórios de diálogo intercultural”.

Esta é a primeira vez que a UnB sedia a conferência. A última edição ocorreu em 2017, reuniu 640 inscritos e foi sediada na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. A expectativa da organização é que pelo menos 400 pessoas participem da quarta Conane.