UnB – Consuni aprova título de Doutor Honoris Causa a Nobel em Medicina

Honraria será concedida ao cientista norte-americano Bruce Beutler. Reunião do conselho ocorreu na última sexta-feira

 

Mais um Prêmio Nobel será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Brasília. Desta vez, a honraria será concedida a Bruce Beutler, Nobel de Medicina em 2011. O cientista norte-americano fez descobertas na área de imunologia.

A condecoração foi aprovada na última sexta-feira (9), em reunião do Conselho Universitário da UnB, que também apreciou e concedeu o título de Professor Emérito ao engenheiro agrônomo Mundayatan Haridasan. O pesquisador de origem indiana trabalhou no Departamento de Ecologia do Instituto de Ciências Biológicas (IB) da UnB, entre 1980 e 2013, com nutrição de plantas nativas e recuperação de áreas degradadas, entre outros.

Além da reestruturação da Biblioteca Central (BCE), o regimento interno da Faculdade UnB Planaltina (FUP) e do Centro de Educação a Distância (CEAD) devem ser votados no próximo encontro.

INFORMES – O reitor Ivan Camargo esteve na posse do ministro da Educação Aloizio Mercadante no MEC e destacou as perspectivas para o orçamento de 2016. “O ministro falou sobre a importância de se consolidar a expansão e melhorar a qualidade das universidades”, disse o reitor.

Com o fim da greve dos servidores, será realizada força-tarefa para acelerar a avaliação de processos, como a de editais de assistência estudantil. “Somente no Decanato de Planejamento e Orçamento (DPO), há mais de 5 mil processos parados”, citou Ivan Camargo. “As atividades devem ser normalizadas até o final do ano”.

Já o decano de Pesquisa e Pós-Graduação, Jaime Santana, avisou sobre a liberação de mais de quatrocentas bolsas pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF).

Outro destaque foi o reconhecimento dos cursos de Direito, Ciências Sociais e Contabilidade pelo ranking da Folha. “O curso de Direito foi considerado o melhor do país em qualidade de ensino”, aponta o professor da FD George Galindo. “Devemos isso ao corpo docente e discente”.

 

Erika Suzuki – Da Secretaria de Comunicação da UnB